Jovens egressos de abrigos terão prioridade às bolsas do Prouni

Jovens egressos de abrigos terão prioridade às bolsas do Prouni

Projeto da deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) garante acesso ao Prouni e emprego aos adolescentes que são acolhidos em abrigos, mas não são adotados por nenhuma família até os 18 anos de idade

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 3203/2019 que garante acesso a aprendizagem e emprego aos adolescentes que são acolhidos em abrigos, mas não são adotados por nenhuma família até os 18 anos de idade.

“Nossa proposta prevê que os jovens egressos dessas entidades sejam inseridos nas empresas como empregados aprendizes e que também recebam uma bolsa de estudo no âmbito do Programa Universidade para Todos (Prouni)”, explicou a deputada.

Segundo Rosas, o objetivo da proposta é possibilitar uma oportunidade para essas pessoas que já nasceram tendo que enfrentar o abandono e o desamparo familiar. “Queremos oferecer qualificação profissional e renda a esses jovens para que, ao chegarem à maioridade e deixarem as instituições acolhedoras, não passem por mais dificuldades, além das que já enfrentaram”, acrescentou.

A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho e as Leis 11.096/2005 e 10.891/2004 para que os estabelecimentos ofertem vagas de aprendizes a adolescentes, entre 14 e 18 anos, oriundos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e em acolhimento institucional nos Sistemas de Atendimento Socioeducativo locais.

“Sugerimos que o salário devido ao adolescente aprendiz contratado seja depositado em uma caderneta de poupança aberta em seu nome para esse fim, sendo permitida apenas a movimentação de 50% do saldo até que o titular complete 18 anos”, adiantou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.