José de Arimateia visita Barragem de Araci

José de Arimateia visita Barragem de Araci

Deputados da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos realizaram a vistoria na última quinta-feira (11)

Salvador (BA) – A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), deu uma pausa nos trabalhos no Parlamento Baiano, na manhã de quinta-feira (11), para realizar a 4ª visita a uma barragem da Bahia. Desta vez, o colegiado fiscalizou a de Araci, situada na localidade de Poço Grande, em 18 quilômetros da cidade, e de competência do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). A barragem foi idealizada para represar as águas do Rio Pau-a-Pique e sanar os problemas das pessoas que habitam da região no período de estiagem. Segundo informações dos engenheiros ambientais presentes, a estrutura está comprometida e caso não haja a manutenção necessária se torna grande o risco de ruptura.

Embora o relatório do Dnocs garanta que a integridade do barramento esteja intacta, exigindo apenas a urgência na manutenção, o engenheiro agrônomo e assessor técnico da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, Eduardo Macário, presente na inspeção, ressalta a importância de uma ação urgente por parte do órgão responsável para evitar problemas maiores. “As duas fissuras constatadas nessa barragem, também conhecida como Barragem de Poço Grande, exigem reparação imediata. Em casos de chuvas intensas ocorrerá erosão a partir dessas fissuras, com risco real de rompimento”, advertiu o engenheiro, explicando que a barragem possui 18 quilômetros de extensão com capacidade para 65 milhões de metros cúbicos de água.

No estado da Bahia 10 barragens oferecem riscos de rompimento, segundo informações da Agência Nacional de Águas (ANA). Além de Araci, os deputados que integram a Comissão do Meio Ambiente já visitaram também a RS1 e RS2, em Camaçari, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Afligidos, localizada no município baiano de São Gonçalo dos Campos.

Atento à vistoria e as informações dos técnicos da área, o presidente da Comissão do Meio Ambiente, afirmou que é inadmissível o Dnocs ter o conhecimento dos problemas existentes na barragem de Araci, através de duas visitações recentes, e não ter tido nenhuma iniciativa até o presente momento. O republicano informou que a reforma da barragem está calculada no valor de R$ 180 mil. “A estrutura da barragem apresenta fissuras que precisam ser resolvidas imediatamente para que a comunidade não venha sofrer com consequências severas. A Dnocs precisa assumir a sua real responsabilidade e agir. Em breve estarei em reunião com representantes do órgão, na Sede Nacional, em Fortaleza, para cobrar um posicionamento”, disse Arimateia.

Estiveram presentes, o deputado estadual, Aderbal Caldas (PP), diversos vereadores e engenheiros técnicos da região e o presidente da Câmara Municipal de Araci, Jerfson Miranda Cardoso Carneiro (PSC), popularmente conhecido como “Jefinho Carneiro”.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.