José de Arimateia promove debate sobre epidemia mundial do diabetes em Salvador

José de Arimateia promove debate sobre epidemia mundial do diabetes em Salvador

Para o parlamentar, o status de sétimo maior causador de mortes no mundo torna o diabetes motivo de grande preocupação

Publicado em 13/4/2016 - 00:00

José de Arimateia promove debate sobre epidemia mundial do diabetes em Salvador
Para Arimateia, o status de sétimo maior causador de mortes no mundo torna o diabetes motivo de grande preocupação

 

Salvador (BA) – Informação, educação e prevenção foram as palavras de ordem na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, que discutiu o diabetes e suas complicações nesta terça-feira (12). A ação comemorativa pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado no último dia 07, foi proposta pelo vice-presidente do colegiado, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) e seguiu a mesma linha da Organização Mundial de Saúde (OMS), trazendo como tema “Diabetes: uma epidemia mundial silenciosa”.

Para Arimateia, o status de sétimo maior causador de mortes no mundo torna o diabetes motivo de grande preocupação. “Neste momento, o governo deve estar preparado para fazer políticas de conscientização nas escolas. Isto é fundamental para evitar problemas graves como este no futuro”, salientou. De acordo com dados do Relatório Mundial Sobre o Diabetes, produzido pela OMS no início deste ano, 422 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença, que, nos últimos quatro anos, cresceu 40% em países de média e baixa renda, como o Brasil.

José de Arimateia promove debate sobre epidemia mundial do diabetes em SalvadorO angiologista e cirurgião vascular, Dr. Marcelo Liberato, chamou a atenção para outros dados alarmantes, que indicam que um quarto dos diabéticos terão alguma úlcera ao longo da vida, enquanto 85% das amputações são precedidas por este problema. “Quando o paciente chega com este tipo de complicação nos membros inferiores, ele já está grave, seja do ponto de vista renal, cardiológico ou por AVC”, alertou o médico.

Segundo Dr. Marcelo, estimativas dizem que, em 2008, houve no Brasil 170 mil admissões hospitalares por úlceras, sendo que 80 mil destes pacientes sofreram amputação e 25% morreu. “Infelizmente, sabemos que hoje, este número é bem maior. São dados quase catastróficos”, lamentou. Por outro lado, o diagnóstico precoce através da avaliação clínica anual ou semestral, atenção a fatores de risco, como insensibilidade nos membros inferiores, obesidade e sedentarismo, exame detalhado dos pés e estímulo ao autoexame constante são medidas simples e salvadoras, de acordo com o médico.

Outro cuidado essencial para a prevenção do diabetes é a alimentação. A nutricionista Dra. Manoela Gouveia destacou que o Relatório Mundial Sobre o Diabetes aponta que um em cada três adultos tem sobrepeso e uma em cada dez pessoas tem algum grau de obesidade, que está diretamente associada ao tipo 2, forma mais comum da doença. “O objetivo da OMS, com esse relatório, é alertar que a maior parte dos casos de diabetes está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, portanto, pode ser prevenido”, afirmou. Segundo ela, manter peso e alimentação saudáveis, aliados à prática de atividade física são formas de diminuir novos casos da doença.

Além dos dois palestrantes, a audiência pública contou ainda com a presença da diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), Dra. Reine Fonseca, que contou a trajetória de 22 anos da unidade de assistência especializada. Todos os presentes puderam também fazer a medição de glicemia no sangue, realizada em parceria com profissionais do Serviço Médico da Assembleia Legislativa da Bahia.

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend