José de Arimateia participa do lançamento da Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos na Bahia

arimateia-prb-encontro-doacao-orgaos-ba-foto-ascom-23-09-2015

José de Arimateia defende que a iniciativa vai diminuir as filas de espera e salvar vidas no Estado.

 

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) participou na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, do lançamento da Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes. 

De acordo com Arimateia, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, o programa tem o objetivo de diminuir as filas de espera por transplantes e prevê investimentos de R$ 10 milhões para subsidiar a doação, captação e assistência pré e pós-transplante.

José de Arimateia já realizou diversas audiências públicas para debater o tema em questão, além de ter sido, no ano passado, contemplado com o troféu “Amigos do Transplante”. Como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, ele classificou a iniciativa como “grandiosa”. “O programa surgiu numa hora importante, porque hoje, infelizmente, a Bahia figura entre os estados que menos transplantam. Agora, surge uma esperança para os mais de dois mil baianos que aguardam um transplante para continuar vivendo”, destacou Arimateia.

arimateia-prb-encontro-doacao-orgaos-ba-foto2-ascom-23-09-2015De acordo com informações do secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, a Bahia segue em último lugar no ranking de transplantes de fígado e em penúltima posição nos procedimentos renais. O titular da pasta disse, ainda, que a cada 100 pessoas com morte encefálica, dez são diagnosticadas e apenas três transplantes são efetivados. “Acredito que todo esse problema é grande parte por conta da recusa familiar existente e pela falta de conhecimento sobre o assunto”, afirmou.

Em pronunciamento, o governador Rui Costa afirmou que a meta do Governo do Estado com a Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, salvar vidas e reduzir custos. “As metas do governo, no primeiro ano do programa, são de aumentar em 300% a doação e o transplante de córnea, em 100% a doação e transplante de órgãos sólidos e em 30% o número de Coordenações Intra-Hospitalares de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, elencou.

Em discurso emocionado, o transplantado e presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado da Bahia, José Vasconcelos de Freitas, fez um apelo ao governador Rui Costa para que o transplante seja encarado sempre como uma prioridade em sua gestão. “Eu fiz o transplante para ter forças para lutar pelos pacientes que estão na cadeira de hemodiálise”, afirmou.

 

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom deputado estadual José Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!