José de Arimateia participa de ato pelos 50 anos Martagão Gesteira

O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica apontada como uma referência mundial no combate à mortalidade infantil.

Publicado em 19/3/2015 - 00:00

José de Arimateia participa de ato pelos 50 anos Martagão Gesteira
O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica apontada como uma referência mundial no combate à mortalidade infantil.

 

Salvador (BA) – Atuante na causa da saúde do Estado da Bahia, o deputado estadual José de Arimateia (PRB) participou, do ato solene de 50 anos do Hospital Martagão Gesteira – instituição filantrópica apontada como uma referência mundial no combate à mortalidade infantil. A cerimônia aconteceu na sede do hospital, localizada no bairro do Tororó, em Salvador, e reuniu autoridades e colaboradores.

jose-de-arimateia-prb-ato-pelos-50-anos-martagao-gesteira-foto-cedida-20-03-15-02O ponto marcante da solenidade foi a instalação do Conselho Internacional da Criança (CRIA), que objetiva aumentar o conhecimento no setor pediátrico e enriquecer a assistência materno-infantil, bem como atuações voltadas à luta contra a mortalidade.

O primeiro passo foi dado pela Liga Álvaro Bahia (Instituição Mantenedora do Martagão Gesteira) que, segundo o parlamentar, representa um exemplo de fortalecimento e persistência. “Devo enaltecer ainda, que ações como estas me deixam ainda mais esperançoso, pois o Martagão é um exemplo de caridade e excelência de gestão. Se todos os representantes de instituições médicas tivessem a sensibilidade, compromisso e objetivos firmes como os envolvidos com esse hospital, tenho a absoluta certeza que a mortalidade infantil seria reduzida decisivamente na nossa querida Bahia”, destacou Arimateia.

O CRIA terá o total apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e irá desfrutar da parceria de universidades e instituições médicas em países como Portugal, Espanha e Estados Unidos. Segundo informações do Conselheiro da Liga, Eduardo Ataíde, trata-se de uma rede internacional, por meio da qual, profissionais das instituições convencionadas poderão fazer intercâmbio entre as unidades na perspectiva de uma troca de informações científicas e tecnológicas, algo, para ele, inestimável para a saúde, especialmente das crianças.

Conforme relatou o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek, atualmente, a expectativa de vida de uma criança é 12 anos maior, comparado ao ano de 1990. Segundo ele, esse avanço também é possível, em decorrência da sociedade brasileira e instituições como o Martagão Gesteira, que luta pela construção de um mundo melhor. “É uma honra poder firmar essa parceria hoje. Gostaríamos que esse exemplo fosse seguido pelo governo, pois essa obra deve se estender como modelo ao redor do mundo”, afirmou.

Homenagem

Por meio dessa parceria, e também em atenção aos 50 anos de grandes serviços prestados pelo Martagão Gesteira, especialmente ao povo baiano, o embaixador da ONU, Jorge Chediek esteve presente no Plenário da Assembleia Legislativa, para prestar homenagem ao presidente da Casa, Marcelo Nilo, que recebeu uma placa prestigiando todos os parlamentares que apoiaram o hospital nessas cinco décadas.

Durante os quatro anos em que o deputado Arimateia atuou como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, o Martagão Gesteira sempre esteve pautado pelo entendimento do parlamentar, de que se trata de um hospital preocupado com crianças carentes com doenças graves e que luta para manter vivo esse importante trabalho em âmbito mundial.

Para a presidente do Conselho de Administração da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos, “esta é uma homenagem de gratidão que o Hospital Martagão Gesteira quer prestar à Assembleia Legislativa, não por hoje, nem por ontem, mas por sempre”.

A gestora salientou, ainda, a constante parceria da ALBA e a ajuda nos momentos de dificuldades, com deputados presentes, movimentações, sessões especiais e audiências públicas, além da contribuição, há muitos anos, com o programa de captação de recursos Adote um Leito Para uma Criança Carente. “Além de duas emendas parlamentares, recebemos, mais recentemente, a ajuda do deputado Arimateia com a Comissão de Saúde. Eu acho que o sentimento mais nobre do ser humano é a gratidão, então tínhamos que agradecer a esta Casa que sempre nos ajudou.”, completou.

Hospital

O Martagão Gesteira conta atualmente com mais de 20 especialidades médicas. Cerca de quatro mil atendimentos e 700 cirurgias mensais são realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), com referência para tratamentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia.

Texto e foto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend