José de Arimateia lança Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na BA

Presidente da Frente, Arimateia afirmou que a sua grande luta será pela implantação de políticas públicas para o idoso

Publicado em 24/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 09:41

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) lançou nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o apoio de 37 deputados, o colegiado foi idealizado para servir de instrumento de luta em benefício de uma melhor assistência, longevidade, qualidade de vida e empoderamento do idoso. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 9,52% da população brasileira é idosa. O relatório do órgão ainda aponta que, em 2025, haverá 32 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no Brasil. Já a Bahia, em 2060, terá um percentual ainda maior que o do país, com 27,3%.

Centenas de pessoas participaram do evento, que foi formado por uma plateia de idosos e teve a participação de diversas autoridades envolvidas com o Conselho Estadual e Conselhos Municipais do Idoso, entidades, Secretarias Estaduais e Municipais, Defensoria Pública e deputados estaduais.

Presidente da Frente, Arimateia afirmou que a sua grande luta será pela implantação de políticas públicas para o idoso. Nesse contexto, o parlamentar opinou que tanto o estado, quanto os municípios baianos, precisam de recursos. Para o republicano, uma das maneiras será cada cidade fazer o seu “dever de casa”, organizando os seus respectivos Conselhos Municipais do Idoso, assim como criando o Fundo Municipal para essa parcela da população, gerando assim, recursos específicos para ações necessárias.

“Darei a minha contribuição como parlamentar para que os direitos da população idosa, que são invioláveis, sejam respeitados e colocados em prática, assim como levarei essas demandas também para outros estados. A partir de agora, essa batalha não é somente de vocês, ela é nossa”, garantiu Arimateia.

O republicano ressaltou ainda que na Bahia ele tem batalhado com veemência pela regulamentação da Política Estadual da Pessoa Idosa, proposta através do Projeto de Lei 20.435/2013, já aprovado na Assembleia Legislativa, que originou a Lei Estadual 12.925 de 17 de dezembro de 2013. A legislação foi criada para assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, dando condições para promover a garantia dos seus direitos fundamentais, autonomia, integração e participação efetiva na família e na sociedade. “Só dessa maneira, o que for apenas proposta poderá sair do papel e finalmente atender a este segmento da população que, segundo inúmeros estudos populacionais no mundo, só tenderá a aumentar no próximos anos”, disse o deputado do PRB.

A presidente do Conselho do Idoso de Feira de Santana, Cacilda Miranda da Silva, pontuou as conquistas alcançadas para os idosos que residem no município, através do Conselho, e descreveu as lutas enfrentadas junto com o deputado José de Arimateia, especialmente a criação da delegacia para a pessoa idosa. “Hoje, com muita perseverança, temos a nossa sede própria do Centro de Convivência para os idosos e consultório geriátrico, resultado do compromisso que temos com os nossos idosos. Queremos que eles sejam sempre vitoriosos e a Frente Parlamentar lançada nesta terça-feira é uma grande esperança para avanços no processo de envelhecimento”, disse.

Para ilustrar a importância da Frente Parlamentar, o advogado e presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev), Marcos Barroso, mostrou o cenário atual da melhor idade e afirmou que a iniciativa de Arimateia representa uma forte possibilidade de efetivar políticas de estado e não políticas de governo. “Precisamos debater com a participação de toda a sociedade”, opinou.

Com uma participação ativa na cerimônia, a ex-gestora do Fundo Municipal do Idoso da cidade de Salvador, Maria Constança Galvão, enfatizou que a Frente do Idoso gera um sentimento de revigoração e fortalecimento de vínculo para o empoderamento e longevidade.

Durante a cerimônia, foi exibida uma mensagem em vídeo do coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, acerca da temática e relevância da Frente Parlamentar para a Bahia. O evento contou com apresentações do Grupo de Dança da Asaprev e o Grupo de Samba da Vovó do Abrigo Dom Pedro.

Participaram do evento a subcoordenadora da Especializada do Idoso da Defensoria Pública, Laíse de Carvalho Leite; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Rogéria Santos (PRB), na ocasião representando o prefeito de Salvador, ACM Neto; a presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Dora Márcia Zalcbergas; o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Padre José Carlos; o vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara de vereadores de Lauro de Freitas, Marcos José; a presidente do Conselho Municipal do Idoso na capital baiana, Daniela Meneses; além dos deputados estaduais Jurailton Santos (PRB-BA), Zé Raimundo (PT), Euclides Fernandes (PDT), Fabíola Mansur (PSB).

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Cris Oliveira

Reportar Erro
Send this to a friend