Jony Marcos quer fortalecer o municipalismo no Congresso Nacional

Republicano foi eleito com mais de 53 mil votos e exercerá seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Publicado em 18/11/2014 - 00:00

Jony Marcos quer fortalecer o municipalismo no Congresso Nacional
Republicano conquistou a confiança de mais de 53 mil eleitores sergipanos nas urnas e exercerá seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados

Aracaju (SE) – O republicano Jony Marcos conquistou a confiança de mais de 53 mil eleitores sergipanos nas urnas e exercerá seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Foi recordista de votos em três municípios: Nossa Senhora de Glória, Canindé de São Francisco e Estância – considerada a quinta maior cidade em número de eleitores. Em um bate-papo com a equipe da Agência PRB Nacional, o republicano fez uma projeção de como será sua atuação parlamentar no Congresso Nacional pelos próximos quatro anos.

O republicano defende o fortalecimento do municipalismo. “Vou para Brasília com a visão municipalista. Vamos atuar para que a União divida melhor os recursos oriundos dos impostos”, disse. Segundo ele, os municípios são penalizados pela falta de recursos, onde recebem apenas 30% do faturamento, sendo que o restante fica a cargo da União. “Os municípios detêm a responsabilidade de subsidiar áreas prioritárias e não tem o devido suporte. Antigamente, a União ficava com 50% dos recursos e o restante era divido entre estados e municípios. A realidade hoje é outra. A União detém 70% da arrecadação e destina apenas 30% aos estados e municípios”, comenta.

Jony Marcos também vai lutar pela ampliação da agricultura familiar e por mais incentivos ao trabalhador do campo, bem como, pelo desenvolvimento das regiões do sertão, que carecem de políticas públicas. O republicano também quer fomentar as atividades pesqueiras com a implantação da pesca industrial, com o objetivo de turbinar a economia do Estado e melhorar a qualidade de trabalho e vida dos profissionais da pesca. Outro segmento que terá prioridade em seu mandato são os estudantes. “Vamos aumentar o acesso das pessoas que não dispõe de tantos recursos financeiros ao ensino superior, bem como, incentivar o aumento das vagas de estágio para qualificação desses estudantes”, pondera.
Desempenho do PRB Sergipe

Jony Marcos está no comando do PRB Sergipe há dois anos e meio e detalha os desafios da política no Estado, como se deu a vitória do PRB nas urnas e quais as estratégias da legenda para as eleições municipais de 2016. “O PRB está em ascensão no Sergipe e a cada eleição estamos progredindo. Conquistamos uma cadeira na Assembleia Legislativa estadual com a eleição de Jairo de Glória, que obteve 22.560 votos, e uma vaga na Câmara dos Deputados com a minha eleição. O resultado do PRB Sergipe nas urnas mostra que temos potencial”, comemora.

Para 2016, o PRB Sergipe tem uma meta ousada. “Queremos atingir todos os 75 municípios com a eleição de um vereador em cada região e ampliar a bancada de 21 vereadores para 75. Além disso, cogitamos a eleição de mais três nomes para Aracaju. Apostamos, ainda, em ampliar o número de prefeitos, que hoje são dois, para oito ou mais. Temos capacidade para fazer isso!”, disse.

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Fotos: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend