Jony Marcos cobra responsabilidade da Chesf por exploração do Rio São Francisco

Jony Marcos cobra responsabilidade ambiental e social da Chesf por exploração do Rio São Francisco

O alerta foi feito pelo deputado Jony Marcos (PRB/SE) em discurso proferido nesta terça (24/03)

Brasília (DF) – “Nesta semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água, venho sensibilizar a todos os brasileiros quanto à situação enfrentada pelo Rio São Francisco, que se encontra em condição próxima ao colapso”. O alerta foi feito pelo deputado Jony Marcos (PRB-SE) em discurso proferido nesta terça (24/03). De acordo com o parlamentar, a Chesf é a principal geradora de hidroeletricidade na bacia, devendo ressarcir economicamente os municípios em que se encontram os reservatórios.

“Essa é a contrapartida que se espera da empresa, em vista dos impactos ambientais e sociais de suas atividades. Conclamamos a Chesf a honrar o compromisso legal e moral que tem com essa vasta e sofrida população”. Segundo o republicano, o vale do São Francisco passou a concentrar, a partir de meados da década de 1960, vultosos investimentos federais para a geração de energia hidrelétrica e implantação de agricultura irrigada, que tiveram duplo impacto ambiental sobre o “Velho Chico”: o desvio das águas e o desmatamento de suas margens.

Na avaliação de Jony Marcos, a demanda crescente pela água do São Francisco, somada ao fato da Chesf operar cinco hidrelétricas, e as condições precárias da área de drenagem, coloca o rio à beira do colapso. “A Chesf controla o rio de sua nascente até o sua foz. A título de exemplo são os seguintes pontos de geração de energia elétrica: Usina Xingó, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó e Três Marias”, apontou.

Segundo o republicano, a crise do Rio São Francisco deve ser observada com extremo cuidado porque alguns anos de chuvas anormalmente escassas podem simplesmente inviabilizar toda a economia da região, como já se nota pela redução dos recursos pesqueiros. “A bacia hidrográfica do São Francisco abrange 638 mil km2 e cobre mais do que 8% do território nacional. Nos 521 municípios da área de drenagem vivem 7,5% da população, possibilitando o sustento de milhares de brasileiros, principalmente por causa da agricultura. O rio é imprescindível para a sobrevivência de uma população humilde e batalhadora, que conta com suas águas para beber, plantar, criar animais e até para o seu transporte fluvial”, ressaltou o republicano.

Ainda de acordo com o deputado, a Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos corresponde a 6,75% do valor da energia gerada, multiplicado pela tarifa de referência atualizada, sendo rateada entre estados, municípios e órgãos da administração direta da União. “Entre 2001 e 2012, a Chesf desembolsou dois bilhões de reais a título de compensação. Mas esse ressarcimento vem minguando, nos últimos anos, devido à falta de água no ‘Velho Chico’. Diante de tão graves alertas, protocolei o Requerimento de Informações número 118/2015, solicitando esclarecimentos sobre a regularidade administrativa e ambiental da Chesf”, informou o deputado.

Por fim, Jony cobrou providências da Chesf no sentido de conservar os recursos hídricos e todas as cadeias econômicas da região. “Recai sobre a principal geradora de hidroeletricidade da bacia hidrográfica do Rio São Francisco a enorme responsabilidade de conduzir a melhor gestão possível da água cada vez mais escassa. Entendemos ser imprescindível que a Chesf realize ações concretas para recuperar e garantir a sobrevivência do rio”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!