João Luiz apresenta projeto que visa prevenir violência contra jovens do Amazonas

Ao justificar a proposta, o parlamentar diz que muitas vezes os jogos violentos e o bullying induzem os jovens a cometer mutilação corporal, homicídios, chacinas e até suicídio

Publicado em 18/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 10:35

Manaus (AM) – Prevenção e combate a todo tipo de jogo, virtual ou não, e intimidação sistemática, mais conhecido como bullying, que promova o perigo à vida, integridade física e psicológica do público infantojuvenil é o que prevê o Projeto de Lei nº 177/2019, de autoria do deputado estadual João Luiz (PRB-AM).

Ao justificar a proposta, o parlamentar diz que muitas vezes os jogos violentos e o bullying induzem os jovens a cometer mutilação corporal, homicídios, chacinas e até suicídio. E, para combater esta prática, solicita do Poder Público, no âmbito da política estadual voltada à Educação, que promova nas redes de ensino do Estado do Amazonas, ações de conscientização e prevenção.

João Luiz afirma que os pais são peças fundamentais para prevenir que jovens cometam atos trágicos contra si e o próximo. Os pais devem acompanhar o conteúdo acessado pelos filhos nos jogos ofertados pela rede mundial de computadores. “Visamos sensibilizar a comunidade, professores, gestores, pais, familiares e responsáveis, para juntos auxiliar no combate e na identificação de comportamentos adversos de jovens e, sobretudo, colaborar na formação dos vínculos afetivos, fortalecendo o diálogo entre os grupos, dando maior atenção aos casos suspeitos e aos que possuem tendência à depressão”, explicou o republicano.

Ainda segundo o deputado do PRB, os jogos como o Baleia Azul (Blue Whale) e o de asfixia (Chocking Game), entre outros, que circulam na internet levam crianças, adolescentes e jovens, que jogam e perdem a disputa, a atentar contra a própria vida ou cometer delitos contra a população.

Texto: Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend