João Luiz apoia Dia Livre de Impostos em Manaus

O parlamentar entregou a Cartilha do Consumidor Amazonense da CDC/Aleam no Manauara Shopping

Publicado em 31/5/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 17:36

Manaus (AM) – O deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, João Luiz (PRB-AM), participou do “Dia Livre de Impostos”, que aconteceu nesta quinta-feira (30), no Manauara Shopping. O parlamentar republicano aproveitou a oportunidade para entregar a Cartilha do Consumidor Amazonense da CDC/Aleam aos clientes do centro de comercial e alertar sobre a relação de compra e venda.

“Mesmo em dia de grandes promoções, o consumidor precisa cobrar sua nota fiscal para ter o seu direto resguardado, caso se arrependa da comprar e precise trocar o produto ou até requerer seu dinheiro de volta”, alertou.

João Luiz parabenizou a iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus – CDL Manaus, que todos os anos, no dia 30 de maio, realiza a ação com o intuito de conscientizar o consumidor do Amazonas sobre a alta carga tributária paga no ato da compra. “Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor fico feliz em saber que muitos comércios de Manaus entraram na campanha ‘Dia Livre de Impostos’. Pagamos um dos impostos mais caros do país e torço para que a reforma tributária seja para beneficiar o consumidor, que sempre paga caro os impostos em todos os produtos que adquire ”, pontuou.

Cartilha do Consumidor Amazonense

João Luiz entregou aos clientes do Manauara Shopping a Cartilha do Consumidor Amazonense, durante o ‘Dia Livre de Impostos’. O caderno de “bolso” apresenta, de maneira explicativa e de fácil leitura, as normas da relação de consumo entre clientes e empresas, seja ela fornecedora de serviço ou produtos, conforme os termos da Constituição Federal.

“Achei interessante a Cartilha do Consumidor, distribuída pelo deputado aqui no shopping. Desconhecia alguns direitos meus enquanto consumidora e mesmo comprando na promoção, vou exigir os meus direitos, principalmente, quando perceber que estão tentando me enganar”, disse a aposentada Maria de Lourdes Nogueira.

Um dos pontos destacados na Cartilha do Consumidor Amazonense é o fato de algumas empresas cobrarem abusivamente pela prestação de serviços e não fornecer o mesmo com a qualidade adequada. Neste caso, a cartilha orienta o cliente como proceder e, as quais órgãos, recorrer para buscar seus direitos de maneira célere. “A Cartilha do Consumidor Amazonense vai ajudar os consumidores a ficar atentos para não cair em armadilhas de empresas que oferecem determinado serviço ou produto, com valores muitas vezes exorbitantes, e não cumprem com o acordo da relação de compra e venda com o cliente”, alertou João Luiz.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual João Luiz

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