Jhonatan garante prioridade na tramitação do projeto da portabilidade das contas de luz

jhonatan-jesus-prb-portabilidade-contas-luz-foto-douglas-gomes-30-03-17

Jhonathan de Jesus é presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara. Projeto é de iniciativa do deputado republicano Marcelo Squassoni

Brasília (DF) – O presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR), garantiu empenho na tramitação do Projeto de Lei 1917/2015, que prevê a portabilidade das contas de energia elétrica. A ideia, segundo o republicano, é que a norma entre em vigor ainda em 2017. O anúncio foi feito durante o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa Das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz.

projeto-da-portabilidade-das-contas-de-luz-e-prioridade-diz-jhonatan-de-jesus-prb-foot-douglas-gomes-30-03-17-01O texto é de autoria do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP). Para ele, a notícia vem em ótimo momento, tendo em vista que economia brasileira vem dando sinais de melhora. “Será como já funcionam as contas de telefone. Você escolhe a operadora e, com isso, as chances de obtenção de preços mais vantajosos é muito maior, pela concorrência do livre mercado”, ressaltou Squassoni.

Jhonatan de Jesus ressaltou a importância da proposta, que já tem o aval da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e neste momento está sob análise da CME. “Espero que até o final de abril, no máximo, nós já tenhamos esse projeto aprovado na CME. Se percebermos que a tramitação nas demais comissões vai demorar muito, pediremos o apoio do presidente Rodrigo Maia para interceder e abreviar esse tempo”, afirmou Jhonatan. “É um projeto que, de fato, levará relevante benefício à população brasileira”, acrescentou o parlamentar do PRB.

Além da CME, o PL 1917/15 ainda passa nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. A ideia da portabilidade da conta de luz tem, ainda, o apoio do deputado Antonio Carlos Mendes Thame, coordenador da Frente Parlamentar Mista das Energias Renováveis, e também de entidades de classe, que prestigiaram a cerimônia na Câmara.

Projeto de Lei

Defendida tanto por consumidores quanto pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a medida tem o objetivo de estimular a competitividade do setor, resultando em contas mais baratas ao consumidor final. O texto abre a possibilidade de o consumidor passar a escolher a concessionária de energia elétrica que lhe fornecerá atendimento, tal qual ocorre com o serviço de telefonia, por exemplo.

O modelo já é adotado em vários países. Na Europa, todos os consumidores industriais podem optar, desde julho de 2004. Os residenciais, desde julho de 2007. Nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, os requisitos de elegibilidade variam de região para região, mas sempre com a tendência de permitir a livre escolha para os consumidores de maior porte.

Texto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.