Instituições financeiras deverão divulgar Disque 145 no DF

Instituições financeiras deverão divulgar Disque 145 no DF

Instituições financeiras serão obrigadas a divulgar o número da Central de Atendimento do Banco Central do Brasil, o Disque 145, para os correntistas

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito federal aprovou, na quarta-feira (5), em primeiro e segundo turno, o Projeto de Lei nº 75/2019, de autoria do deputado distrital Martins Machado (PRB-DF), que obriga instituições financeiras a divulgação do número da Central de Atendimento do Banco Central do Brasil, o Disque 145, para os correntistas. O objetivo é evitar  evitar abusos à vulnerabilidade do consumidor.

Após a sanção da lei, realizada pelo governador Ibaneis Rocha, os estabelecimentos especificados ficarão obrigados afixar placa que deverá constar o seguinte texto: “É direito básico do consumidor a informação clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta das características e tributos incidentes, bem como a proteção contra a prática de cláusulas abusivas. Denuncie disque 145”.

O texto deverá ser escrito com letras maiúsculas e exposto em lugares visíveis ao público, possibilitando sua visualização à distância. A necessidade deste projeto, sob o enfoque do Direito do Consumidor é latente. Isto porque, de acordo com o inciso l do art. 4o do CDC, o consumidor é vulnerável. Isso significa “que o consumidor é a parte fraca da relação jurídica de consumo”. O CDC é uma norma de defesa do consumidor, considerando-se que o consumidor é protegido porque é a parte frágil da relação. Há defesa do consumidor porque ele carece da proteção estabelecida pelo Código.

“ O intuito da lei é deixar claro que existe uma central de atendimento do Banco Central, que fiscaliza as instituições financeiras, que tem como objetivo proteger os consumidores, por serem a parte mais vulnerável, bem como fornecer esclarecimentos acerca de serviços e produtos adquiridos pelos correntistas. Muitas vezes, nos oferecem serviços que não entendemos para que serve e são cometidos abusos aos direitos do consumidor. O número à vista de todos servirá para que no caso de dúvida, o correntista encontre a resposta e entenda o produto ofertado”, ressalta o distrital.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Martins Machado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.