Hudson Leal quer mais receita para a Defensoria Pública do Espírito Santo

Hudson Leal quer mais receita para a Defensoria Pública do Espírito Santo

Segundo o deputado republicano, o Espírito Santo ocupa o 25° lugar no Brasil em destinação de receita à Defensoria

Vitória (ES) – O aumento de receita da Defensoria Pública do Espírito Santo foi defendido pelo deputado estadual Hudson Leal (PRB-ES), em plenário, na sessão ordinária desta quarta-feira (29). Ele disse que apresentou, em conjunto com outros 12 parlamentares, emenda à proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que o percentual destinado à Defensoria salte de 0,32% para 1% da receita estadual.

Hudson argumentou que o órgão é uma necessidade assim como a educação, saúde e transporte, e que atua em 33% dos municípios no Espírito Santo. Segundo ele, o estado ocupa o 25° lugar no Brasil em destinação de receita, e a demanda de assistência jurídica gratuita quintuplicou nos últimos três anos, o que justifica a necessidade desse aumento.

O parlamentar explicou que são várias áreas de atuação da instituição pública: família, pedidos de pensão alimentícia, separação, regulamentação de visitas, investigação de paternidade, adoção, guarda de menores, problemas com vizinhos, aluguel, despejo, área criminal, fazenda pública, fornecimento de medicamentos, fornecimento de educação e previdência social.

População carcerária

O deputado informou, ainda, que no Espírito Santo, 80% dos capixabas são público-alvo da Defensoria. Para ele, é necessário destinar atenção especial à população carcerária e, para isso, é preciso convocar mais profissionais aprovados em concurso para desafogar a demanda, pois existem inúmeros casos de presos que já cumpriram a pena e ainda se encontram detidos.

Adequação

O deputado informou que a Emenda 80 à Constituição Federal, promulgada em 2014, deu um prazo de oito anos para que o órgão se adequasse nos estados e no Distrito Federal. 

“Em junho de 2022, cada unidade jurisdicional do Espírito Santo vai precisar de um defensor público. É um problema que precisa ser visto o quanto antes e que vai cair no colo do governo”, afirmou Hudson Leal.

Texto e foto: Ascom – Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.