Halum quer impedir que candidato inelegível seja substituído por parentes

Proposta pretende inibir a substituição de candidato declarado inelegível em virtude de condenação pela Lei da Ficha Limpa pelo cônjuge e parentes de 1º grau

Publicado em 26/2/2016 - 00:00

Halum quer impedir que candidato inelegível seja substituído por parentes
Proposta pretende inibir a substituição de candidato declarado inelegível em virtude de condenação pela Lei da Ficha Limpa pelo cônjuge e parentes de 1º grau.

 

Brasília (DF) – O deputado federal César Halum (PRB-TO) apresentou um projeto de lei, na última quarta-feira (24), que veda que o candidato a cargo ao Poder Executivo, considerado inelegível, seja substituído pelo cônjuge e por parentes de primeiro grau.

Conforme Halum, a proposta pretende inibir uma prática que ele considera “nefasta” e que se repete a cada eleição no país: a substituição de candidato declarado inelegível em virtude de condenação pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).

O parlamentar explica que, geralmente, a substituição por cônjuges ou parentes de primeiro grau ocorre em data bem próxima à eleição. “Em clara manobra para driblar a legislação e transferir “prestígio eleitoral” para outrem sobre o qual o inelegível tem ascendência econômica e/ou emocional, permanecendo, na prática, no poder”, criticou Halum. Para ele, o Brasil “está cansado de eleger laranjas para outros administrarem por trás dos panos”.

 

Fonte: Portal CT.com
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend