Halum quer esclarecimentos sobre os recentes reajustes dos combustíveis

Atuação do republicano foi fundamental para a convocação do ministro de Minas e Energia e presidente da Petrobras para debater o assunto

Publicado em 24/5/2018 - 00:00

Halum quer esclarecimentos sobre os recentes reajustes dos combustíveis
Atuação do republicano foi fundamental para a convocação do ministro de Minas e Energia e presidente da Petrobras para debater o assunto

Brasília (DF) – A atuação parlamentar do deputado federal César Halum (PRB-TO) foi fundamental para aprovar o requerimento do deputado Jose Stédile que convoca o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, para prestar esclarecimentos sobre os recentes reajustes dos combustíveis. Além de Moreira, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, também deverá comparecer na audiência pública que será realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

Na avaliação de Halum, um conjunto de ações precisam ser desenvolvidas para resolver o problema. “É evidente que só a presença do ministro não resolverá. O governo precisa agir rápido e ter força de vontade para solucionar o problema. Sabemos que o governo precisa de arrecadação, mas isso não pode acontecer sobrecarregando o consumidor com mais impostos. Se tiver mais atividade econômica, vamos ter mais arrecadação. Agora, com tudo parado, o prejuízo só aumenta”, disse o deputado.

“Alguns postos já fecharam suas atividades e cederam as instalações para os caminhoneiros se acomodarem. Os produtores rurais estão doando bovinos para que eles façam suas alimentações. Eles estão apoiando o movimento pacífico e ordeiro, assim como, os proprietários de revenda de combustível que passam por dificuldades. Eles vendem hoje no crédito e só vão receber em 30 dias, mas não compram mais o combustível pelo preço que venderam. Há uma tendência de quebrar o setor como aconteceu com o setor elétrico”, lamentou o deputado.

Halum lembra que o consumidor brasileiro está sendo prejudicado com os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis e o Congresso precisa dar uma resposta. “Precisamos indagar os que de fato respondem por esses aumentos sucessivos para debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população. O aumento da gasolina, do diesel e do etanol costuma elevar o preço do frete, que faz aumentar tudo. É o consumidor final que paga a conta”, criticou o parlamentar.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend