Grupo avaliará impacto da reforma da Previdência para as mulheres

Deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) será a vice-coordenadora do grupo de trabalho instalado pela Secretaria da Mulher da Câmara

Publicado em 25/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 08:47

Brasília (DF) – A coordenadora nacional do PRB Mulher e deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) será a vice-coordenadora de um grupo de trabalho, instalado pela Secretaria da Mulher da Câmara, que vai avaliar o impacto da reforma da Previdência (PEC 6/19) sobre a aposentadoria e demais benefícios previdenciários e assistenciais a que fazem jus as mulheres.

Para Rosangela, estar por dentro da reforma lutando pelos direitos da mulher é fundamental. “Estarei de olho em todos os pontos que citam a mulher na Previdência Social. Precisamos ter nossos direitos garantidos e preservados. A população feminina pode contar comigo para a fiscalização dos trabalhos”, destacou a republicana.

Além da deputada Rosangela Gomes como vice-coordenadora, o grupo também conta com as deputadas Tereza Nelma e Tábata Amaral como relatoras, e da deputada Alice Portugal como revisora. O colegiado discutirá, ainda, temas como a concessão de aposentadoria rural, a proteção à maternidade, pensões por morte, regime de capitalização e regras para policiais mulheres.

O grupo também está avaliando emendas que serão apresentadas à proposta de reforma do governo federal. Uma delas mantém o limite mínimo de 60 anos de idade e 15 anos de contribuição para as brasileiras se aposentarem. Outra pretende reverter as cotas da pensão para dependentes e estabelecer uma gradação mais amena de acúmulos previstos, mantendo o mínimo de dois salários mínimos de forma integral. A idade mínima para se aposentar será de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Há regras de transição para os atuais contribuintes.

Texto: Agência Câmara
Edição: Gisele Rocha / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend