Gripe H1N1: Antonio Vaz propõe semana de prevenção e combate

Gripe H1N1: Antonio Vaz propõe semana de prevenção e combate

Objetivo da proposta é levar ao conhecimento da população informações sobre o H1N1 e prestar orientações sobre o combate

Publicado em 23/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 12:57

Campo Grande (MS) – Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei do deputado estadual Antonio Vaz (PRB-MS) que prevê a inclusão, no calendário oficial do estado, da Semana de Prevenção e Combate à Gripe H1N1 e H3N2”, que deve ser realizada anualmente entre 14 e 21 de junho.

De acordo com o republicano, o objetivo é levar ao conhecimento da população as informações sobre a doença, bem como prestar orientações sobre o combate, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento adequado.

“Espero que a ampla divulgação em toda a rede de ensino, nos órgãos da saúde e demais alcance do estado ajude na conscientização para o controle da doença. O objetivo é que haja a realização de palestras, distribuição de cartilhas, informações sobre sintomas, prevenção e combate ao vírus durante o período de maior disseminação da doença”, ressaltaou Antônio Vaz na proposta.

De acordo com dados de notificações da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, até o dia 11 de junho deste ano já foram registradas 15 mortes por gripe H1N1 em Mato Grosso do Sul.

“A campanha de conscientização popular ainda é um meio eficaz de prevenir e combater esse vírus. A disseminação da doença acontece por meio de contato com secreções expelidas e suspensas no ar, contato com as mãos ou objetos utilizados por pessoas contaminadas. Além destes cuidados de higiene comuns, a vacinação, o diagnóstico rápido e o acesso ao tratamento médico são fundamentais para evitar a forma mais grave da doença”, explicou Antonio Vaz.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Antonio Vaz
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend