Gabriel Picanço propõe obrigatoriedade do ‘teste da linguinha’ em recém-nascidos de RR

De acordo com o republicano, o Estado de Roraima somente arcará com os custos do ‘teste da linguinha’, daqueles recém-nascidos assistidos pelo SUS

Publicado em 31/5/2016 - 00:00

Gabriel Picanço propõe obrigatoriedade do ‘teste da linguinha’ em recém-nascidos de RR
Republicano explicou que “este teste vai servir não só para roraimenses, como para pessoas vindas dos países vizinhos”

 

Boa Vista (RR) – O deputado Gabriel Picanço (PRB-RR) apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de realização deste exame nos recém-nascidos, tanto nas redes públicas, como particulares do Estado.

Segundo Picanço, a motivação em apresentar o projeto se deu, principalmente, pensando nas pessoas menos favorecidas, que muitas vezes não têm a oportunidade de diagnosticar essas limitações a tempo de tratá-las precocemente. “Tivemos algumas conversas com médicos e enfermeiros e esses profissionais da Saúde nos orientaram na elaboração do projeto, por entenderem a importância do teste da linguinha”, contou. De acordo com o deputado republicano, o exame deverá ser realizado antes da alta hospitalar do recém-nascido, nas maternidades e demais estabelecimentos hospitalares onde houver ocorrido o parto. “Quando o neném nascer, nos hospitais e maternidades, principalmente os conveniados pelo SUS, deve-se efetuar os exames devidos”, destacou.

Gabriel Picanço explicou que “este teste vai servir não só para roraimenses, como para pessoas vindas dos países vizinhos”, e completou: “Sabemos que muitas mãezinhas da Venezuela e Guiana vêm para Roraima, na maternidade, para terem seus bebês. Não importa, saúde não tem fronteiras e é nosso dever, como parlamentar, criar possibilidades para facilitar o acesso à saúde”, ressaltou o deputado do PRB.

Ainda de acordo com o parlamentar, o Estado de Roraima somente arcará com os custos do ‘teste da linguinha’, daqueles recém-nascidos assistidos pelo SUS. “As despesas decorrentes para garantir a execução do teste ficarão por conta de dotações orçamentárias próprias e de recursos conveniados de acordo com a instituição prestadora do serviço”, explicou Picanço.

Teste do Coraçãozinho

Também é de autoria do deputado Gabriel Picanço, em parceria com o deputado Soldado Sampaio (PC do B), a Lei que garante a realização do exame de oximetria de pulso, conhecido como “teste do coraçãozinho”, em recém-nascidos da maternidade ou serviço hospitalar da rede pública de saúde e conveniado com o SUS.

“Recebi um telefonema de uma representante do Ministério da Saúde parabenizando pelo projeto que garante a realização do teste do coraçãozinho, que é o primeiro com este teor no Brasil. Ficamos satisfeitos pela autoria de uma Lei com esta importância e que pode se tornar parâmetro para outros Estados”, comentou Picanço.

Texto: Leo Daubermann / Ascom – ALE/RR
Foto: Hisraufre Emiliano

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend