Gabriel Picanço propõe a criação de programa para mecanização da agricultura familiar

Proposta deve atender três mil famílias.

Publicado em 24/4/2014 - 00:00

Gabriel Picanço propõe a criação de programa para mecanização da agricultura familiar
Segundo o parlamentar, a ideia é atender, inicialmente, três mil famílias, número que deve dobrar em até quatro anos

Boa Vista (RR) – Para fortalecer a agricultura familiar no Estado, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, Gabriel Picanço (PRB-RR), propõe que o governo crie um programa que promova a mecanização de até três hectares das propriedades rurais. Essa indicação do parlamentar já foi apresentada em setembro de 2011, no entanto, não foi acatada. Convicto da importância do assunto, o parlamentar apresentará a proposta novamente nesta quinta-feira, 24.

A indicação prevê a alocação de recursos para o Orçamento de 2015. Segundo o parlamentar, a ideia é atender, inicialmente, três mil famílias, número que deve dobrar em até quatro anos. A intenção é mecanizar, de um a três hectares em cada propriedade, incluindo aração, gradagem, calcareamento e assistência técnica para o plantio de culturas necessárias a subsistência e atendimento ao mercado local.

Segundo o parlamentar, a expectativa é que a nova gestão do Executivo seja sensível à proposta, que representa desenvolvimento diretamente ao homem do campo e, consequentemente, para a economia do Estado como um todo. “Esse indicativo foi apresentado em 2011 e, infelizmente, o governo não acatou. Vamos apresentar de novo e esperamos que o atual governador [Chico Rodrigues], como agrônomo que é, possa ser mais sensível à necessidade da agricultura familiar”, disse.

Picanço disse que já articulou com os demais membros da comissão para que o assunto seja discutido com o Executivo, para tentar sensibilizar o governo frente à demanda. A ideia é que seja competência da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento a operacionalização do programa, bem como a assistência técnica e orientação sobre as culturas, respeitadas a vocação de cada localidade.

O parlamentar frisou que Roraima vive um momento crítico na agricultura familiar, diante da falta de perspectivas de desenvolvimento e de estruturas mínimas aos pequenos produtores. Segundo ele, na medida em que o mundo fica mais globalizado, a exigência do consumidor aumenta, no entanto, a agricultura familiar em Roraima padece pela falta de políticas públicas consistentes. “Necessitamos desenvolver políticas públicas para tornar o produtor independente, para que ele permaneça no campo gerando desenvolvimento para o Estado”, concluiu.

Texto: Ascom – deputado estadual Gabriel Picanço
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend