Gabinetes de Carlos Gomes e Marcelo Squassoni são selecionados para projeto-piloto "Gabinete Sustentável"

Objetivo é disseminar na administração pública, ações sustentáveis

Publicado em 23/9/2015 - 00:00

carlos-gomes-prb-e-marcelo-squassoni-prb-projeto-piloto-gabinete-sustentavel-foto-douglas-gomes-23-09-15-01
O objetivo do “Gabinete Sustentável” é disseminar na administração pública a coleta seletiva de lixo, o reuso de água e a reciclagem.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) é um dos dez parlamentares selecionados, entre os 513 que compõem a Câmara dos Deputados, para participar do projeto-piloto Gabinete Sustentável, iniciativa da Mesa Diretora da Casa. O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), também foi escolhido para participar do projeto-piloto lançado, nesta quarta-feira (22), no Salão Nobre da Câmara.

carlos-gomes-prb-e-marcelo-squassoni-prb-projeto-piloto-gabinete-sustentavel-foto-douglas-gomes-23-09-15-02De acordo com o 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), a Casa passará a servir de parâmetro para assembleias legislativas e câmaras municipais, bem como para o Executivo e o Judiciário, nas políticas de economia de energia e água no ambiente de trabalho. O projeto será desenvolvido pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e pelo Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), em parceria com outros órgãos da Casa.

De acordo com Beto Mansur, a ideia é disseminar na administração pública a coleta seletiva de lixo, o reuso de água e a reciclagem, ações praticadas pelos servidores da Câmara desde 2003. “Será um trabalho intenso para que esses gabinetes sejam um modelo de sustentabilidade”, ressaltou o deputado. “A Câmara vai liderar esse trabalho, que logicamente repercutirá no Senado e nos legislativos municipais e estaduais”, completou.

beto-mansur-prb-e-marcelo-squassoni-prb-projeto-piloto-gabinete-sustentavel-foto-douglas-gomes-23-09-15-03Para Squassoni, o mais relevante da iniciativa é a conscientização e a capacidade de multiplicar conhecimentos por meio dos próprios servidores. “A iniciativa vai possibilitar o emprego mais equilibrado dos recursos hídricos, energéticos e materiais disponibilizados pela Casa, trazendo economia de recursos. Além disso, fará dos parlamentares e servidores multiplicadores dos conceitos de consciência ambiental e sustentabilidade”, afirmou o parlamentar.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado Carlos Gomes, também acredita no efeito multiplicador do projeto, que, em sua opinião, vai corrigir falhas na gestão da água e da luz. Ele relatou a infância como catador de lixo ao defender que a reciclagem, além de fonte de subsistência de muitas famílias, é uma postura de respeito ao ecossistema.

carlos-gomes-prb-beto-mansur-prb-projeto-piloto-gabinete-sustentavel-foto-douglas-gomes-23-09-15-04Nesse primeiro momento, os dez gabinetes passarão por um período de experiência onde os parlamentares e servidores serão orientados sobre a importância da conscientização do uso dos recursos naturais. O projeto prevê a mudança do layout dos gabinetes, com a diminuição dos armários, por exemplo – a fim de evitar acúmulo de material – a troca das lâmpadas incandescentes convencionais pelas lâmpadas fluorescentes compactas, sensores de presença, a troca do vaso sanitário para um ecologicamente correto, entre outras medidas.

Segundo a diretora do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) da Câmara, Cláudia Almeida, a medida tem caráter experimental e ao final, serão avaliados resultados e a eficácia das ações propostas. “O intuito é promover a revisão da metodologia aplicada e os ajustes necessários para o lançamento do programa de forma mais ampla, voltado à totalidade dos gabinetes”, detalhou.

Saiba mais

Os dez gabinetes que participam da fase experimental do projeto devem adotar nos próximos meses sensores de presença, lâmpadas de led, bacias sanitárias com sistemas de redução do consumo de água e torneiras automáticas. Em fevereiro, será feita uma avaliação da eficácia das medidas adotadas, antes de a iniciativa ser levada aos demais 503 gabinetes de deputados.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, com informações da Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni e da Agência Câmara
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend