Frente Parlamentar mobiliza Pontal (SP) contra o abuso sexual infantojuvenil

O evento, liderado pelo presidente da Frente, deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), atraiu dezenas de famílias e contou com a ajuda da comunidade para que fosse realizado

Publicado em 11/12/2018 - 00:00

Frente Parlamentar mobiliza Pontal (SP) contra o abuso sexual infantojuvenil
O evento, liderado pelo presidente da Frente, deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), atraiu dezenas de famílias e contou com a ajuda da comunidade para que fosse realizado

Pontal (SP) – A Praça Bortolo Carolo foi palco de mais uma ação da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, liderado pelo presidente da Frente, deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), atraiu dezenas de famílias e contou com a ajuda da comunidade para que fosse realizado.

Os trabalhos começaram por volta de 10h, com a apresentação da Banda Municipal de Pontal, regida pelo maestro Miguel Barato, que tocou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pontal. Em seguida, integrantes do Grupo de Capoeira Gingado Vivo fizeram uma apresentação ao público. Depois foi a vez do Grupo Teatral da Força Jovem Universal (FJU) e do Projeto Cordão Mágico. As crianças puderam curtir os brinquedos infláveis e sessões de pintura facial. Ao final, Roberto Alves orou pelas crianças e pela cidade.

A ação da Frente Parlamentar foi mobilizada a pedido do vereador Alex Sandro Donizeti (PRB), preocupado com o aumento do número de casos de abuso sexual infantojuvenil na cidade. “A comunidade precisava receber este impacto da Frente Parlamentar para entender que o abuso sexual não pode ficar no silêncio”, disse.

Violência Sexual em Números

Na oportunidade, Roberto Alves agradeceu o convite e apresentou números apurados pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos. Em 2017, foram recebidas 9,1 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. O Estado de São Paulo foi o “campeão”, com 1,5 mil denúncias. A cada hora, duas crianças ou adolescentes foram vítimas de abuso sexual.

“Pontal é uma cidade que aprendemos a amar e respeitar. E como cidadão, eu preciso ajudar a mudar este cenário. Não podemos permitir que Pontal seja acometida de um índice tão alto de abuso sexual. O nosso trabalho é alertar as pessoas para fazerem uso do Disque 100. Vamos juntos vencer esse mal, porque juntos, somos mais fortes”, destacou o deputado.

O prefeito de Pontal, Luís Carneiro, agradeceu o deputado Roberto Alves por ter levado a Frente Parlamentar à cidade e destacou a importância do trabalho, que é conclamar a população para dizer que o abuso sexual infantojuvenil é crime. “Para a cidade vencer, é preciso cortar o mal pela raiz. Neste momento, muitas famílias estão sofrendo e estamos aqui hoje para dizer que elas não estão sozinhas”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Rafaela Barros, destacou que o município possui projetos voltados à proteção das crianças e adolescentes, porém, as famílias não podem ficar reféns do silêncio. “Se não houver denúncia, de nada adiantará. A criança e o adolescente são o futuro e se não protegemos o nosso futuro, não somos nada”, ponderou ela.

Novo Começo

A Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes encerrou as atividades itinerantes de 2018, mas retornará em 2019 com outros projetos, entre eles, o lançamento da segunda edição do gibi Robertinho e Sua Turma, que irá abordar abuso sexual infantojuvenil na internet.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Roberto Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend