Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Idosos é instalada na Câmara

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Idosos é instalada na Câmara

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Idosos será presidida pele deputado federal Ossesio Silva (PRB-PE)

Brasília (DF) – Com a presidência do deputado federal Ossesio Silva (PRB-PE) e vice-presidência do deputado Julio Cesar (PRB-DF), foi instalada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Idosos, nesta terça-feira (4), na Câmara dos Deputados. “A maior parte das pessoas envelhece com a saúde comprometida e sem assistência médica e social adequada. Temos a responsabilidade de buscar, aqui, no Congresso Nacional, soluções efetivas e medidas práticas. É preciso que o poder público saia da inércia e faça alguma coisa”, disse Ossesio.

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Idosos é instalada na Câmara

O coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, parabenizou os parlamentares por ampliarem o debate no âmbito do Congresso Nacional. “É importante incluir essas pessoas nos processos de decisão e o Legislativo é ideal para isso porque permite que os cidadãos tragam propostas e contribuam de alguma forma com as discussões”, elencou.

Quirino chamou a atenção para os delitos contra essa parcela da população. “De acordo com a legislação, crimes contra idosos só levam à reclusão se a vítima chegar a óbito”, comentou.

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Idosos é instalada na Câmara

Ossesio também falou sobre agressão contra pessoas acima de 60 anos. “Nos lares geriátricos, há diversos relatos sobre a ação reprovável de cuidadores. Isso sem falar que, em muitos casos, a violência parte dos próprios familiares, dentro de casa. Também de forma silenciosa, invisível e impune”, disse.

Segundo o coordenador da Central Judicial do Idoso da Defensoria Pública do Distrito Federal, Alberto Carvalho Amaral, 96% das violências registradas pelo Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa do DF está na esfera doméstica. “Não basta apenas a atuação dos órgãos públicos, educação e direitos são importantíssimos, mas, além disso, é necessário também alcançar a família porque é grande o número de violência física, psicológica e abandono na própria casa”, frisou.

Dentre as violações sofridas por idosos, Ossesio destacou, ainda, a falta de cuidados médicos. “É evidente a ausência de um programa de saúde acessível para a maioria dessa população. Sem falar o descaso rotineiro dos planos de saúde em relação aos seus clientes idosos”. O deputado citou levantamento feito pelo Ministério da Saúde, divulgado no ano passado: “De acordo com o estudo, 39,5% dos idosos no Brasil são portadores de alguma doença crônica e quase 30% possuem duas patologias ou mais”.

Fizeram parte da mesa o presidente da Frente Parlamentar do Idoso na Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Martins Machado (PRB-DF); o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Silva; e o senador Marcelo Castro.

Saiba Mais

Atualmente, existem no Brasil cerca de 30 milhões pessoas com mais de 60 anos. Há dois anos, o número de idosos era cerca de 13,5% da nossa sociedade, representando um total de 28 milhões de pessoas. De acordo com projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 10 anos, haverá quase 40 milhões de idosos no país, ou seja, 17,5% do número de habitantes.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Confira a Galeria de Fotos:

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.