Frente parlamentar lançada por Martins Machado vai defender direitos dos idosos no DF

O objetivo é apoiar e incentivar ações que promovem a integridade, dignidade e o pleno exercício da cidadania das pessoas idosas na capital do país

Publicado em 17/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 13:15

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado distrital Martins Machado (PRB-DF), foi lançada na segunda-feira (15), no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Frente Parlamentar do Idoso. O objetivo será apoiar e incentivar ações que promovem a integridade, dignidade e o pleno exercício da cidadania das pessoas idosas na capital do país.

Frente parlamentar lançada por Martins Machado vai defender direitos dos idosos no DF

Além de pronunciamentos, o evento envolveu a prática de capoteraria – que aplica movimentos básicos de capoeira de forma lúdica, e a distribuição de cartilha com os direitos do idoso.

Martins Machado, presidente do colegiado, elencou que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou de 70 para 73 anos e meio, além disso, o índice de fertilidade diminuiu, ou seja, as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos. “Temos um novo desenho populacional: a inversão da pirâmide etária com a redução de jovens e a elevação do volume de idosos”, acrescentou.

Frente parlamentar lançada por Martins Machado vai defender direitos dos idosos no DF

O republicano afirmou, ainda, que o colegiado surge para produzir resultados práticos. “Vou lutar para realizar junto ao GDF três sonhos: o hospital do idoso, a faculdade do idoso e uma secretaria específica no governo. Junto com minha equipe, vamos viabilizar um projeto de lei que assegure incentivo fiscal para as empresas que empregarem idosos, como acontece nos Estados Unidos”, disse.

Também prestigiaram o evento, o deputado federal Julio Cesar (PRB-DF); o deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB-GO); a coordenadora da Central Judicial do Idoso, Dra. Bianca Cobucci; o subsecretário do Idoso, Washington Mesquita; o coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino; e o presidente do Conselho dos Direitos do Idoso, José Luiz Bianco.

Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Martins Machado
Fotos: Jessé Vieira

Reportar Erro
Send this to a friend