Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem é reinstalada no Congresso

Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem é reinstalada no Congresso

Colegiado será presidido pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS)

Brasília (DF) – Foi reinstalada, na terça-feira (19), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Congresso Nacional, a ser presidida pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS). No Brasil, segundo a Associação das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), são geradas 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, mas somente 3% delas são recicladas. Ainda assim, o setor movimenta R$ 12 bilhões anualmente, de acordo com o IPEA.

“Nosso objetivo é criar e debater ações que valorizem a reciclagem por sua contribuição ambiental, social e, especialmente, econômica, uma vez que a atividade tem capacidade para se tornar um dos nossos principais mercados, o que resultaria no aumento da renda de mais de 1,4 milhão de pessoas que dela tiram o seu sustento, conforme dados do IBGE”, projetou Carlos Gomes, que também defendeu a realização de campanhas de conscientização da população sobre a separação adequada dos resíduos sólidos, a fim de facilitar o trabalho dos catadores e cooperativas.

A Frente da Reciclagem foi subdividida em cinco coordenadorias, uma para cada região brasileira, com o objetivo de colher e buscar soluções para as demandas locais pelo desenvolvimento da área. Assumiram as vice-presidências do fórum os deputados Vavá Martins (PRB-PA), na região Norte; Márcio Marinho (PRB-BA), na região Nordeste; Geovânia de Sá (PSDB-SC), na região Sul, e Vinicius Carvalho (PRB-SP), na região sudeste. O vice-presidente da região Centro-Oeste será escolhido posteriormente.

Representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ronei Silva destacou a importância do colegiado na execução de políticas de reconhecimento dos trabalhadores, que para ele, muitas vezes são marginalizados pela sociedade, quando na verdade atuam como agentes ambientes. “Ter voz e vez no parlamento dignifica a nossa categoria. Contamos com o empenho e o comprometimento de deputados e senadores para fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem”, conclamou.

Para o presidente do Compromisso Empresarial da Reciclagem (CEMPRE), Victor Bicca, um dos principais desafios da Frente será articular o fim da bitributação dos artigos produzidos com material reciclado, que “chegam a custar até 30% mais caros do que os feitos com matéria-prima virgem. A injustiça já fez com que muitas empresas tivessem que fechar as portas”, alertou.

Entre os participantes do evento estiveram o coordenador do Comitê do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) e representante da Câmara Nacional de Reciclagem de Material Plástico da Associação Brasileiro das Indústrias de Material Plástico (Abiplast), Luiz Henrique Hartmann; o diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; o secretário-executivo do Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Sindinesfa), Elias Bueno, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (PRB-SP).

Lei de Incentivo à Reciclagem

Carlos Gomes pediu o apoio de todo a comunidade recicladora ao Projeto de Lei 7535/2017, que cria a Lei de Incentivo à Reciclagem, nos mesmos moldes das leis de incentivo à cultura e ao esporte. A intenção é criar um mecanismo capaz de captar recursos da iniciativa privada para investimentos na capacitação e modernização de cooperativas e associações de catadores, com dedução parcial ou total do Imposto de Renda.

O deputado também informou que liderará uma mobilização pela inclusão no Orçamento da União da obrigatoriedade da destinação de verbas para o gerenciamento correto da área de resíduos sólidos no país. “O Governo Federal precisa dar suporte às prefeituras que efetivamente querem resolver o problema da gestão do lixo. Existem casos em que os convênios entre as administrações municipais e cooperativas de reciclagem geraram economia de até 20% aos cofres públicos”, frisou Carlos Gomes.

Texto: Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.