Frente parlamentar defende novo Código Brasileiro de Energia

Frente parlamentar defende novo Código Brasileiro de Energia

Proposta pelo deputado federal Lafayette de Andrada (PRB-MG), Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa e Sustentável foi instalada nesta quarta-feira (15)

Brasília (DF) – Foi lançada nesta quarta-feira (15), a Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa e Sustentável com ampla adesão de parlamentares. Várias entidades prestigiaram o evento que teve a presença do presidente do colegiado, deputado federal Lafayette de Andrada (PRB-MG), e do vice-presidente, senador Cid Gomes. Eles endossaram a importância da iniciativa e querem, juntos com o governo e entidades, melhorar a legislação na área de energia no Brasil: debatendo marcos regulatórios do setor elétrico e promovendo um novo Código Brasileiro de Energia .

“Queremos criar o Código Brasileiro de Energia, onde compilaremos toda a legislação do setor existente e também acrescentaremos leis e diretrizes novas, principalmente para facilitar o fomento de energias renováveis”, afirmou Lafayette.

A ministra interina do Ministério das Minas e Energia (MME), Marisete Pereira, fez sua exposição, mostrando o crescimento do investimento em energias alternativas no país. O superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Carlos Cabral, também trouxe números da energia no Brasil e disse estarem abertos para trabalharem em prol dos objetivos da frente parlamentar.

A gerente do Operador Nacional do Sistema (ONS), Katia Ogawa, elogiou a iniciativa e colocou a ONS a disposição da Frente. Também fizeram explanações o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída, (ABDG), Carlos Evangelista, e o diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Sandro Yamamoto. Todos querem ajudar na formação de políticas e legislações que facilite o setor crescer.

Segundo Lafayette, a frente é um passo para o futuro, uma vez que a busca de energia limpa a sustentável deve ser constante para a população. O próximo passo do colegiado é a criação de uma comissão especial para construir um novo Código Brasileiro de Energia Elétrica. “O parlamento se omitiu um pouco nesse debate e a Aneel tem feito a regulamentação de forma muito competente. Já conseguimos o primeiro passo para nosso projeto avançar. Vamos constituir a comissão especial para fazer o novo código e esse colegiado já foi autorizado pelo presidente Rodrigo Maia”, informou Lafayette. A comissão deve começar os trabalhos no próximo semestre.

Texto: Michele Araújo / Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: Pablo Valadares

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.