Frente Parlamentar da Reciclagem instala coordenação na Região Norte

O republicano Vavá Martins vai coordenar as atividades da Frente Parlamentar da Cadeia da Reciclagem na Região Norte do país

Publicado em 8/6/2019 - 00:00 Atualizado em 6/7/2020 - 22:13

Belém (PA) – Ocorreu na tarde da última quinta-feira (6), pela primeira vez em Belém, o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia da Reciclagem na região norte do Brasil, presidida pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) e que será coordenada pelo deputado federal Vavá Martins (PRB-PA).

Na ocasião, que foi conduzida pelo deputado estadual Fábio Freitas (PRB-PA), cerca de 18 cooperativas estiveram presente e fizeram questão de levar demandas importantes para solucionar a crise do lixo, devido o fechamento do aterro sanitário de Marituba, principal local de descarte na região.

“Precisamos de união, afinal essa luta é nossa e ao lado dos deputados, que estão aqui ouvindo nossas demandas podemos ser mais fortes“, disse Maria Trindade, representante nacional das cooperativas de catadores.

Para Vavá Martins, esse evento é um divisor de águas. “É gratificante ver que como o engajamento das cooperativas e dos catadores, nessa luta poderá mudar o rumo do Pará, chega de sermos conhecidos somente por uma boa culinária, vamos gerar emprego e renda, são mais de 17 cooperativas e 1200 catadores que precisam de apoio e oportunidades”, afirmou o parlamentar.

A Frente irá trabalhar com a fomentação ao setor de reciclagem por meio de alíquotas especiais para os produtos feitos com material reciclado. Também será articulada maior agilidade na tramitação das propostas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que fomentem o desenvolvimento desta cadeia produtiva, criação de uma linha de crédito especial para a reciclagem no BNDES. Também é proposta da Frente a criação de campanhas de conscientização sobre coleta seletiva e a destinação dos resíduos sólidos, entre outras ações.

Reciclagem na Região Norte

Participam do evento além dos deputados Vavá Martins e Carlos Gomes, o professor doutor Paulo Pinho, que trabalha com avaliação de políticas públicas em saneamento para a Amazônia; Brenda Lopes, diretora de projetos do Instituto Manguezal, Heber Cavalheiro, do Instituto Lixo Zero Belém, Denis Farias membro da comissão de desenvolvimento sustentável da OAB-PA, reitor da UFRA Marcel Botelho e o vereador França (PRB-PA)

Texto: Natália Matos – Ascom / Deputado Federal Vavá Martins 
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend