Frente Parlamentar da Cadeia da Reciclagem visita região sul de Santa Catarina

Frente Parlamentar da Cadeia da Reciclagem visita região sul de Santa Catarina

Colegiado é presidido pelo deputado federal Carlos Gomes, que teve o apoio do vereador Aldinei Potelecki na visita técnica às empresas do segmento

Publicado em 16/3/2018 - 00:00

Frente Parlamentar da Cadeia da Reciclagem visita região sul de Santa Catarina
Colegiado é presidido pelo deputado federal Carlos Gomes, que teve o apoio do vereador Aldinei Potelecki na visita técnica às empresas do segmento

São Ludgero (SC) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) esteve, nesta semana, em São Ludgero, sul de Santa Catarina, em visita técnica às empresas do segmento de descartáveis plásticos e indústrias recicladoras. Evento contou com apoio do vereador de Criciúma, Aldinei Potelecki (PRB)

Carlos Gomes é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Cadeia Produtiva da Reciclagem, iniciativa que surgiu no ano passado, quando o parlamentar foi nomeado relator de projetos de lei que tramitam na Câmara contra produtos do setor. Sob a relatoria de Carlos Gomes, versam projetos no sentido de vetar e proibir copos descartáveis e bandejas isopor sob a justificativa de inviabilidade técnica e econômica da reciclagem destes produtos.

Desde então, a Associação Brasileira de Descartáveis (Abrade), juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias Plásticas (Abiplast), aguardavam a vinda de Carlos Gomes à região para discutir o assunto, que foi articulada por Aldinei Potelecki.

Foram feitas quatro visitas ao longo do dia na região de São Ludgero, nas quais o deputado conheceu o polo de descartáveis, algumas indústrias recicladoras de isopor e de copos descartáveis pós-consumo de poliestireno e polipropileno.

A agenda oficial foi encerrada com uma reunião realizada no auditório da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), onde foram apresentados números e dados dos setores e debatidos temas como Economia Circular, as vantagens e benefícios da reciclagem, instrumentos de incentivo necessários ao desenvolvimento da atividade.

“O objetivo das visitas foi de subsidiar o relator para que ele pudesse conferir pessoalmente a realidade das empresas, apresentando os processos produtivos e demonstrando a viabilidade da reciclagem e a importância destes segmentos para a economia, especialmente da região”, explicou Elias Caetano, executivo da Abrade.

O segmento reciclador da região conta com aproximadamente 60 indústrias que empregam diretamente cerca de mil trabalhadores. No segmento de descartáveis, são 52 empresas que empregam 4,4 mil pessoas.

“Os copos descartáveis e bandejas de EPS não causam problemas, os problemas passam a existir a partir do seu descarte pós-consumo inadequado, pois deveriam ser encaminhados para reciclagem gerando economia de recursos naturais e energia, criando novos postos de trabalho, renda, inclusão social e novos impostos por meio de novos produtos plásticos. Proibir alguns produtos isoladamente não surtirá o efeito desejado, a solução completa e mais adequada passa pela didática dos “3 R’s – Reduzir, reutilizar e Reciclar” aliados à Educação Ambiental e para o consumo consciente e políticas efetivas de estímulo à reciclagem”, conclui Caetano.

Texto e fotos: Ascom – vereador Aldinei Potelecki
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend