Frente contra o abuso sexual de crianças e adolescentes será relançada em Brasília

Presidida pelo deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), a Frente Parlamentar será relançada dia 27 de março na Câmara dos Deputados

Publicado em 18/3/2019 - 00:00

Frente contra o abuso sexual de crianças e adolescentes será relançada em Brasília
Presidida pelo deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), a Frente Parlamentar será relançada dia 27 de março na Câmara dos Deputados

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados irá promover, no dia 27 de março, a reunião de relançamento da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado no Auditório Freitas Nobre, localizado no subsolo do Anexo IV, às 14h, com entrada gratuita ao público. Também será realizado na ocasião o lançamento oficial da segunda edição do gibi Robertinho e Sua Turma.

Presidida pelo deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), a Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída na Câmara no dia 27 de maio de 2015, com o objetivo de promover o debate com o Poder Público e com a Sociedade Civil sobre a violência sexual que atinge milhares de jovens em todo o Brasil.

O diálogo entre os diversos segmentos sociais permite que a Frente Parlamentar encaminhe ao Poder Legislativo propostas que visem fortalecer a proteção física e psicológica de crianças e adolescentes, assim como as instituições que atuam na defesa e proteção dos direitos da infância.

Números que assustam

Dados recentes do Disque 100 apontam que nos seis primeiros meses de 2018, foram registradas 9.297 denúncias de violações sexuais contra crianças e adolescentes. Duas a cada hora. Já um levantamento feito pelo Ministério da Saúde revela que dos 184.524 casos notificados de violência sexual entre 2011 e 2017, 51,2% das vítimas eram crianças com idade entre 1 e 5 anos. Dos crimes registrados, 69,2% ocorreram na casa das vítimas e outros 4,3% ocorreram dentro da escola.

Gibi para ler e aprender

O gibi Robertinho e Sua Turma é um projeto de cunho pedagógico idealizado pelo deputado federal Roberto Alves, desenvolvido para interagir com o público infantil, levando informações cruciais sobre os perigos do abuso sexual.

Robertinho é o personagem principal da história em quadrinhos, cujo enredo envolve uma trama envolvendo um caso de abuso sexual e com um desfecho que leva o leitor ao aprendizado sobre o tema.

A segunda edição do gibi aborda o abuso sexual infantojuvenil na internet, um crime que vem fazendo milhares de vítimas em todo o Brasil, principalmente pré-adolescentes usuários de redes sociais. A Operação Luz da Infância, realizada pelo Ministério da Justiça, envolvendo todo o sistema de segurança pública, já prendeu mais de 420 pessoas envolvidas com pornografia infantil e abuso sexual pela internet.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Roberto Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend