Fran Somensi quer impulsionar turismo na Região da Serra

Deputada apresentou uma proposta que institui o Roteiro Turístico Caminhos de Caravaggio para fomentar o turismo na Região da Serra

Publicado em 13/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 09:29

Porto Alegre (RS) – A deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS) apresentou uma proposta que institui o Roteiro Turístico Caminhos de Caravaggio para fomentar o turismo na Região da Serra. O Roteiro permitirá que os visitantes tenham contato com uma série de atrativos turísticos e conheçam mais de 20 igrejas e capelas distribuídas ao longo do caminho. Também são autores do texto os deputados estaduais Carlos Burigo e Elton Webber.

Inspirado no místico Caminhos de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, e proposto pelo município de Farroupilha, o percurso serrano foi concebido para unir os santuários de Caravaggio de Canela e Farroupilha. Estradas, rodovias, pontes e rios que cortam zonas rurais e urbanas fazem parte do cenário, que passa, também, por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Fran Somensi, que já percorreu parte do roteiro durante as caminhadas técnicas que ocorreram ainda em 2018, frisou a importância da criação de uma legislação estadual para oficializar o roteiro. “Os municípios envolvidos no roteiro já instituíram um consórcio intermunicipal com o intuito de promover a organização inicial das atividades. Então, a lei abrirá uma série de possibilidades, principalmente para a captação de recurso para qualificação do percurso”, disse.

A republicana destacou, ainda, a importância do turismo para a Região da Serra. “O turismo é um setor muito importante para a economia da Serra, principalmente, por contemplar uma cadeia diversificada de prestadores diretos e indiretos de serviço. Temos a certeza que isso irá gerar empregos e renda, além de impulsionar o desenvolvimento das comunidades envolvidas no roteiro”, explicou.

Em 26 de maio de 2019, foi realizada a 140ª Romaria de Caravaggio em Farroupilha e Canela. As romarias reuniram mais de 200 mil pessoas, segundo estimativas da Brigada Militar, evidenciando a importância e o potencial turístico que a religiosidade possui na região da Serra Gaúcha.

Texto e foto: Anderson Barros / Ascom – deputada estadual Fran Somensi
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend