Fran Somensi apresenta iniciativa para o setor farmacêutico em audiência na Câmara

Fran Somensi apresenta iniciativa para o setor farmacêutico em audiência na Câmara

Durante a audiência proposta pelo deputado Carlos Gomes, a republicana apresentou o projeto Farmácia Solidare desenvolvido por ela no município de Farroupilha

Publicado em 21/11/2018 - 00:00

Fran Somensi apresenta iniciativa para o setor farmacêutico em audiência na Câmara
Durante a audiência proposta pelo deputado Carlos Gomes, a republicana apresentou o projeto Farmácia Solidare desenvolvido por ela no município de Farroupilha

Brasília (DF) – A deputada estadual eleita pelo PRB Rio Grande do Sul, Fran Somensi, participou, nesta terça-feira (20), de audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados para debater a Logística Reversa do Setor Farmacêutico e a Farmácia Solidare, inciativa da qual a republicana é idealizadora na cidade gaúcha de Farroupilha.

A audiência foi proposta pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, e reuniu integrantes do poder público, da indústria e das redes de farmácias para discutir a logística reversa do setor de medicamentos no Brasil, que se posiciona como o sétimo país do mundo em venda de medicamentos, com cerca de 70,4 mil farmácias.

Segundo os especialistas, mesmo com um número tão expressivo de farmácias, o país não tem um acordo de logística reversa – método que consiste em tratar o fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem – no setor.

Mas nem todo remédio tem que ser enterrado ou incinerado. É o que acredita Fran Somensi, que com o projeto Farmácia Solidare já contribuiu para o tratamento de mais de dez mil pessoas e evitou um gasto de R$ 1,4 milhão na administração da Prefeitura de Farroupilha ao longo de três anos.

Ao falar sobre o projeto, o qual pleiteia sua expansão e amparo por lei, a republicana destaca que a iniciativa recebe doações de medicamentos, faz a triagem e redistribui gratuitamente aqueles que ainda podem ser utilizados, além de enviar para o descarte correto os que não servem mais.

“É um projeto é maravilhoso. Sou farmacêutica e sei muito das angustias deste setor. De um lado a gente enterra medicamento e de outro as pessoas morrem por não ter tratamentos, então este projeto permite que as pessoas doem o que elas têm em casa e por meio dessa corrente do bem já foi possível tocar positivamente a vida de muita gente, ao garantir tratamento de qualidade, reduzir o desperdício de medicamentos e o descarte incorreto no meio ambiente, além de evitar a intoxicação de pessoas e dos recursos naturais”, explicou Somensi.

O evento contou com a presença do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Farroupilha, Tiago Ilha (PRB).

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend