Filmagem da prova física em concursos no DF poderá ser obrigatória

Filmagem da prova física em concursos no DF poderá ser obrigatória

O objetivo é assegurar ao candidato cópia e esclarecimentos sobre sua pontuação da prova física em consursos no DF

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em primeiro e segundo turno, o Projeto de Lei nº 96/2019, de autoria do deputado distrital Martins Machado (PRB-DF), que altera a Lei 4.949, que estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal. Na alteração proposta será inserido o art. 42-A, com o objetivo de determinar a gravação da prova física, assegurar ao candidato cópia e esclarecimentos sobre sua pontuação.

O intuito do projeto com a filmagem da prova física é assegurar o direito do candidato de ter uma avaliação isenta, como também poder sanar eventuais dúvidas dos exames físicos a que forem submetidos. “É notório a existência de elevado número de demandas judiciais questionando a realização de provas físicas em concursos públicos, como também com a finalidade de garantir a transparência desses atos”, disse o deputado do PRB, ao frisar que o candidato busca provimento jurisdicional contra atos que o impedem de continuar nas demais etapas do concurso em razão de ter sido considerado inapto no TAF, sem que a ele seja garantida sequer a filmagem para questionar o ato com a lisura que o coso requer.

“Muitos candidatos reclamam que em muitos casos não têm como saber onde falharam no teste. Com a aplicação da lei, ficará mais fácil, pois sem tal providência, o poder Judiciário tem de avaliar o fato com base nos depoimentos e testemunhos dos candidatos, uma vez que o estado não fornece mecanismo isento de conferência dos exercícios”, ressaltou o parlamentar.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Martins Machado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.