“Estão matando os pacientes”, denuncia Jory Oeiras sobre tomógrafos quebrados em Macapá

“Estão matando os pacientes”, denunciou o deputado Jory Oeiras (PRB-AP)

Publicado em 5/6/2016 - 00:00

jory-oeiras-prb-comissao-de-saude-foto-jaciguara-cruz-03-06-16
Serviços de tomografia no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, estão sem funcionar há vários meses

 

Macapá (AP) – Três temas foram discutidos na sessão da última quinta-feira (2) na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá: a paralisação dos serviços de tomografia no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e do Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que estão sem funcionar há vários meses e a deficiência no atendimento na Unidade de Nefrologia do HCAL, que dispõem de apenas 37 máquinas para atender todos os municípios. “Os transplantes poderiam ajudar a reduzir a fila de pacientes renais crônicos que ainda precisam de sessões de hemodiálise para continuar vivendo”, comenta o presidente da Comissão, deputado Jaci Amanajás. “Estão matando os pacientes”, denunciou o deputado Jory Oeiras (PRB-AP).

De forma hilária, Jory Oeiras lembrou que quando iniciou sua atividade parlamentar, foi realizada uma visita no HCAL onde tiraram fotos ao lado do aparelho, que já estava sem funcionar. “Na próxima visita, vamos levar um bolo e comemorar a irresponsabilidade do Governo do Estado com a saúde pública”, sugeriu o deputado republicano.

O deputado Max da AABB (Solidariedade) relatou que durante o seu mandato como membro da comissão já visitou todas as unidades de saúde da capital e nada tem sido feito. “Talvez a saúde no Estado do Amapá esteja atravessando o pior momento de sua história”, avalia o deputado, frisando que não é admissível o Estado não dispor de um tomógrafo para atender a população, e, questionou a efetivação dos servidores do tomógrafo. “Se não estão prestando serviço na sala do tomógrafo, devem estar em outro lugar, isso significa desvio de funções”, alertou.

Segundo informações adquiridas pela Comissão de Saúde, são gastos cerca de R$ 600 mil reais com serviço terceirizado para realizar os serviços de tomografia, sendo que o conserto da máquina está avaliado em R$ 115 mil.

Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend