Estados poderão ter competência para definir cargos de natureza militar

26_06_13_destaque05_sp_otoniel_lima_relator_cargos_militares

Pela Proposta, caberá aos estados definir quais cargos terão função militar

Brasília (DF) – Foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao crime organizado, na Câmara dos Deputados, a proposta que atribui aos Estados – e à união, no caso da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – a competência para definir quais cargos devem ser considerados de natureza militar. A medida está prevista no Projeto de lei 4446/2012.

Atualmente o Decreto Legislativo – lei 667/69 define os cargos que podem ser considerados de natureza militar, o que para o relator do Projeto, deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP), “se materializar uma interferência indevida na autonomia dos estados, que ficam privados de dispor sobre a questão por legislação própria”.

O relator afirma que, “com muita propriedade, o projeto de lei promove a correção dessa situação anômala e descabida, ao extirpar do mundo jurídico dispositivo anacrônico e incompatível com realidade atual”.

Militares dos Distrito Federal

Lima recomendou a aprovação do texto com emendas, ele incluiu, por exemplo, referência à necessidade de Lei Federal regular os casos de organização e manutenção dos órgãos militares dos Distritos Federal.

Outra alteração substitui a expressão “função policial – militar dos policiais militares” pela expressão “função militar dos militares estaduais”, a fim de envolver também os bombeiros, já que em alguns estados o corpo de bombeiros apresenta quadro próprio.

Limite de 5%

Pela Proposta, caberá aos estados definir quais cargos terão função militar. Desde que esses cargos não ultrapasse 5% do efetivo total da corporação da PM.

Tramitação

O Projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pelas Comissões de Trabalho, e, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Jornal da Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!