Mecias de Jesus propõe que estado ofereça cirurgia plástica para mama em caso de câncer

Em Roraima, Mecias de Jesus propõe cirurgia plástica em caso de câncer de mama

Para o parlamentar, a mamoplastia reparadora não se trata apenas de estética, mas sim de um procedimento corretivo de vital importância à saúde da mulher

Publicado em 10/8/2017 - 00:00

Mecias de Jesus propõe que estado ofereça cirurgia plástica para mama em caso de câncer
Para Mecias de Jesus, a mamoplastia reparadora não se trata apenas de estética, mas sim de um procedimento corretivo de vital importância à saúde da mulher

Boa Vista (RR) – O deputado estadual Mecias de Jesus (PRB-RR) apresentou, nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Roraima, projeto de lei que obriga a rede estadual de saúde a oferecer, gratuitamente, cirurgia plástica reparadora de mama em casos de mutilação total ou parcial decorrente tratamento de câncer, bem como mamoplastia redutora para as mulheres que têm seios excessivamente grandes.

Durante apresentação, o parlamentar lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) já realiza procedimentos reconstrutivos para mutilações de diversas origens, incluindo a de mamas, mas que não atende com celeridade a todas as mulheres que precisam da cirurgia.

Mecias disse conhecer o caso de muitas mulheres que passaram por tratamento de câncer e tiveram que retirar a mama e outros casos de mulheres que têm problemas de saúde devido aos seios excessivamente grandes, o que afeta a autoestima e leva à depressão.

De acordo com Mecias, a mamoplastia redutora não é um procedimento voltado apenas a questões estéticas, mas de vital importância à saúde da mulher. “Estamos falando da importância da aparência física, inclusive para estimular a recuperação da paciente. Pois, a relação entre o estado de espírito e a autoestima é essencial para uma completa superação de doenças”, afirmou.

Na ocasião, Mecias de Jesus disse que o projeto está aberto para receber emenda dos colegas que tenham o objetivo de aperfeiçoá-lo. A iniciativa assegura que, em âmbito estadual, que a paciente acometida do câncer de mama seja submetida à cirurgia reparadora no mesmo tempo cirúrgico, quando houver condições técnicas.

Segundo a proposta, caso seja impossível a reconstrução imediata, a cirurgia será realizada imediatamente após a paciente alcançar as condições clínicas necessárias.

A redução das mamas devido ao tamanho excessivo, após a avaliação, a paciente será encaminhada para a realização da cirurgia plástica redutora e corretiva.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – deputado estadual Mecias de Jesus
Foto: Ascom – deputado estadual Mecias de Jesus

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend