Em Brasília, deputados do PRB gaúcho tratam da Lei Kandir e pedem apoio ao setor leiteiro

Deputado federal Carlos Gomes e a deputada estadual Fran Somensi (ambos do PRB-RS), participaram de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Publicado em 17/2/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 09:25

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes e a deputada estadual Fran Somensi (ambos do PRB-RS), integraram o grupo de parlamentares gaúchos que se reuniu na quinta-feira (14), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e com o ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Nos encontros, a comitiva do Rio Grande do Sul pediu apoio ao projeto de lei que disciplina os repasses da União para os Estados e o Distrito Federal referentes à compensação da chamada Lei Kandir.

“O ajuste é necessário para pôr fim a uma relação que só tem beneficiado o Governo Federal e impedido que o Rio Grande equilibre as suas contas e volte a ter capacidade de investimentos em áreas essências como saúde, educação e segurança pública”, frisou Carlos Gomes. Segundo Maia, a proposição deverá entrar na pauta do Legislativo nacional até o fim do mês de março.

Outro tema abordado foi a possível suspensão da tarifa antidumping imposta ao leite em pó importado da União Europeia e Nova Zelândia. “Pedimos ao ministro Onyx que a proposta seja analisada com muito cuidado, visto que a execução da medida enfraqueceria o mercado interno de leite e afetaria, somente no RS, mais de 100 mil famílias de produtores gaúchos”, alertou Fran Somensi.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Carlos Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend