Eduardo Lopes destaca políticas públicas de combate às drogas

Senador destaca que o Relatório Anual sobre o Uso e Abuso de Drogas no Mundo ajudará o Brasil a aprimorar as políticas públicas voltadas aos usuários de entorpecentes

Publicado em 6/7/2017 - 00:00

Senador destaca que o Relatório Anual sobre o Uso e Abuso de Drogas no Mundo, realizado pela ONU, ajudará o Brasil a aprimorar as políticas públicas voltadas aos usuários de entorpecentes

Brasília (DF) – Em pronunciamento na terça-feira (04), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) falou do Relatório Anual sobre o Uso e Abuso de Drogas no Mundo, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Lopes, o documento ajudará o Brasil a aprimorar as políticas públicas voltadas aos usuários de entorpecentes. “É preciso reconhecer que a ONU, em muito auxilia as autoridades de todos os países, ao retratar, analiticamente, a difícil realidade de famílias que contam com algum membro imerso na dependência química”, iniciou o senador.

No seu discurso, Lopes informou que 30 milhões de indivíduos que apresentam dependência das drogas, dos narcóticos, necessitam de tratamento. Segundo ele, o relatório traz ainda dados sobre o vírus da Aids e hepatite C. “No plano mundial, o relatório nos esclarece que quase 12 milhões de pessoas fazem uso de drogas injetáveis, e que 1,6 milhão são portadores do vírus da Aids, e mais de 6 milhões sofrem de hepatite C”, disse.

Para o senador, as estatísticas publicadas pela ONU são eloquentes e graves e devem fazer pensar de modo a aprimorarmos as políticas públicas brasileiras. “A experiência de outros países pode lançar luzes para que possamos nos dedicar à recuperação de dependentes. A cidade de São Paulo está nas manchetes há cerca de um mês por conta da drástica intervenção do município na Cracolândia. O Jacarezinho, no Rio, reúne um grande número de viciados. O relatório da ONU nos inspira na implementação de soluções sensíveis à grave problemática do vício”, destacou o senador do estado do Rio de Janeiro.

A importância da prevenção também foi destaca pelo parlamentar, que acredita que é necessário intensificar as políticas públicas contra as drogas. “Chamo a atenção não apenas para o tratamento, não apenas para a cura em si. A prevenção é tão importante quanto o trabalho de cura. Então, são importantes trabalhos, ações, políticas públicas que visem também à prevenção contra o uso das drogas”, afirmou o senador Eduardo Lopes.

Texto: Junior Laurindo / Ascom – Senador Eduardo Lopes
Foto: Roque de Sá / Agência Senado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend