Direito ao saque do FGTS pode baixar para 60 anos

23_05_13_destaque02_ba_direito_ao_saque_do_fgts_pode_baixar_para_60_anos

Segundo ele, a partir desta idade, as pessoas já passam a ter prioridade na efetivação de seus direitos e enquanto trabalhador é justo que possa efetuar o saque

Brasília (DF) – O deputado Márcio Marinho (PRB-BA) apresentou o Projeto de Lei 5592/2013 que propõe autorização para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ao trabalhador com mais de 60 anos de idade. Segundo ele, a partir desta idade, as pessoas já passam a ter prioridade na efetivação de seus direitos e enquanto trabalhador é justo que possa efetuar o saque.

“O FGTS foi criado como forma de proteção ao assegurando. Na atual legislação, o trabalhador com idade igual ou superior a setenta anos pode movimentar a conta vinculada. Entretanto, na maioria dos casos o idoso com 70 anos já está aposentado ou já efetuou o saque por outra razão”, explicou Marinho.

De acordo com o parlamentar, a maioria dos idosos que se aposentam continua a exercer algum tipo de atividade profissional e esse valor retirado pode ser útil nessa nova fase da vida, além de servir como um aporte financeiro para os que passam por dificuldades.

“Nossa proposta está de acordo com o Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003, que visa assegurar os direitos inerentes à pessoa idosa. Em seu artigo 3º, a lei determina como obrigação do Poder Público, dentre outros, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a execução de seus direitos entre eles o direito à vida, à saúde, ao trabalho, à cidadania, à liberdade e a dignidade”, argumentou.

A proposta está aguardando despacho do presidente da Câmara para ser analisada nas comissões técnicas.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!