Dia Nacional do Canadá será lembrado com Sessão Solene na Câmara dos Deputados

Sessão Solene foi solicitada pelo deputado federal e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá, Marcelo Squassoni (PRB-SP)

Publicado em 5/7/2016 - 00:00

marcelo-squassoni-prb-passa-integrar-subcomissao-de-portos-da-camara-foto-douglas-gomes-06-06-16
Presidida por Squassoni, a Sessão reunirá canadenses, parlamentares, empresários, estudantes e membros da sociedade civil, além do embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone

 

Brasília (DF) – Em atendimento à solicitação do deputado federal e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá, Marcelo Squassoni (PRB-SP), a Câmara dos Deputados organiza Sessão Solene na próxima quinta-feira (7) com o objetivo de comemorar o Dia do Canadá, lembrado todo dia 1º de Julho. A programação ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, onde ocorrem as principais votações da Casa.

A homenagem coincide com os 150 anos de relações comerciais entre os dois países, uma vez que o Canadá organizou a primeira missão comercial ao Brasil em 1866. A abertura da Sessão Solene contará com a presença de mais de 90 crianças e jovens do coral da escola canadense Maple Bear, de Brasília, que cantará os hinos nacionais de ambos os países.

Presidida por Squassoni, a Sessão reunirá canadenses, parlamentares, empresários, estudantes e membros da sociedade civil, além do embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone. O Diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Paulo de Castro, também discursará sobre o fortalecimento das relações comerciais entre ambos os países. “É um raro reconhecimento, estamos muito honrados”, frisou Savone.

Ao todo, a Embaixada do Canadá mantém seis escritórios no Brasil. O embaixador define o co-irmão sul-americano como um parceiro prioritário. “Temos uma relação forte e duradoura, que pretendemos fortalecer ainda mais. Isso só trará benefícios às duas sociedades”, afirmou.

marcelo-squassoni-prb-frente-parlamentar-brasil-canada-05-07-16O Dia

O Dia Nacional do Canadá, em 1º de julho, é o aniversário da Confederação, que é a união de colônias britânicas na América do Norte, realizada em 1867, para formar a Federação do Canadá. A data é celebrada no país com diversos eventos ao ar livre, como desfiles, festivais, shows marítimos e de acrobacias aéreas, concertos, piqueniques e queima de fogos de artifício, além de cerimônias de cidadania para novos cidadãos canadenses.

A data também serve para reunir a população e convidar para uma reflexão sobre o trajetória histórica da nação e, principalmente, sobre os valores compartilhados que constroem a identidade nacional do país, onde a diversidade é um dos pilares centrais, em razão das ondas de imigração que formaram sua população multicultural, passando pela tolerância e pluralismo pacífico, na proteção dos direitos humanos, igualdade de gêneros e a consolidação de uma sociedade democrática que apoia a prosperidade de todas as classes sociais e ajuda aos mais necessitados no mundo.

Relações comerciais em números

As relações comerciais entre o Canadá e o Brasil cresceram significativamente nos últimos anos. O comércio bilateral cresceu mais de 35% desde 2009, chegando a 6 bilhões de dólares canadenses em 2015, tornando o Brasil o 14º maior destino das exportações canadenses.

Em 2015, as exportações canadenses ao Brasil cresceram 3,4%, totalizando 2,25 bilhões de dólares canadenses em produtos comercializados. Na outra ponta, o Canadá importou quase 4 bilhões de dólares canadenses do Brasil no mesmo período, do país sul-americano a 15ª sua maior fonte de importações globais.

Em 2015, o Brasil foi a 7ª maior fonte de Investimento Estrangeiro Direto no Canadá, com quase 20 bilhões de dólares canadenses em investimentos acumulados. O Brasil foi o 13º maior beneficiário do Investimento Direto Canadense no Estrangeiro, com um total de 12,6 bilhões de dólares canadenses no final de 2015.

Atualmente, cerca de 500 empresas canadenses estão ativas no Brasil. “Um dos objetivos do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá, que presido na Câmara, é intensificar ainda mais esse volume de negócios. O Canadá tem muito a nos ensinar em diversos aspectos, incluindo a Economia”, destacou Marcelo Squassoni.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend