Dia da África é lembrado na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A data (25 de maio) foi celebrada, na última segunda-feira (5), em uma Reunião Solene, por proposição do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE)

Publicado em 7/6/2017 - 00:00

Dia da África é lembrado na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Para Ossesio Silva, a iniciativa é um reconhecimento da importância da comunidade negra para a formação do Brasil e de Pernambuco

Recife (PE) – A África tem 54 países e é o segundo continente mais populoso do mundo, com mais de 800 milhões de habitantes e uma população eminentemente agrária – apenas 37% das pessoas residem em centros urbanos. O território enfrenta graves problemas, como fome, epidemias e conflitos étnicos armados. Com o objetivo de defender e emancipar o continente, 32 chefes de Estado africanos decidiram criar, em 1963, o Dia da África. A data (25 de maio) foi celebrada, na última segunda-feira (5), em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, por proposição do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE).

Naquele ano também fora criada a Organização da Unidade Africana – hoje denominada União Africana (UA). A deputada Priscila Krause, que coordenou a cerimônia, lembrou, em seu discurso, que a data foi referendada pelas Nações Unidas em 1972. A parlamentar observou que o momento representa uma oportunidade para a realização de festividades culturais, como exposições, filmes, debates e conferências sobre questões importantes para aquele território.

Para Ossesio Silva, a iniciativa é um reconhecimento da importância da comunidade negra para a formação do Brasil e de Pernambuco, bem como de sua influência nas artes, na gastronomia e na política, entre outros segmentos. “60% da população pernambucana é negra. Não podemos deixar que a memória desse povo se perca”, destacou o deputado republicano.

O coordenador do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco, Altino Mulungu, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Ele ressaltou que, nos dias de hoje, o povo negro ainda sofre com o preconceito e a falta de políticas públicas. “Nosso trabalho consiste em amenizar essas carências”, frisou.

Texto e foto: Ascom – Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend