Deputado Divino promove debate sobre enfrentamento às drogas no Pará

O evento faz da Semana Estadual de Combate às Drogas e contou com a participação de mais de 200 adolescentes.

Publicado em 27/6/2015 - 00:00

Deputado Divino promove debate sobre enfrentamento às drogas no Pará
O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Combate às Drogas e contou com a participação de mais de 200 adolescentes.

 

Belém (PA) – Por iniciativa do deputado estadual Divino (PRB-PA), a Assembleia Legislativa do Pará promoveu, na última quinta-feira (25), audiência pública para debater o impacto das drogas na sociedade. O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Combate às Drogas e contou com a participação de mais de 200 adolescentes.

O parlamentar do PRB aponta que a indústria de ilícitos movimenta cerca de R$ 400 bilhões por ano. “Infelizmente, mais de 180 milhões utilizam drogas em todo o mundo. Precisamos canalizar a energia e a curiosidade própria da juventude para práticas saudáveis, esclarecimentos e preparar esses jovens para lidar com as drogas e com os traficantes, para sempre dizer não”, avalia Divino.

deputado-divino-prb-debate-enfrentamento-as-drogas-no-para-foto-ascom-alepa-26-06-15-01O evento contou ainda com a participação de representantes das polícias civil e militar, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Prefeitura de Belém. Segundo a promotora de justiça Leane Fiúza, o perfil dos adolescentes usuários de drogas mudou na última década. “Antes, eles se envolviam em furtos e outros atos de menor poder ofensivo. Hoje, temos uma quantidade significativa de atos infracionais violentos, como assaltos a mão armada, mortes e um envolvimento cada vez maior com o tráfico”, avalia.

Na Polícia Militar, a repressão não é a única estratégia de combate ao problema. A Tenente Coronel Márcia França, do Centro de Capacitação Primária, explica que a corporação também faz um trabalho preventivo junto a crianças e jovens. “Trabalhamos na prevenção, em parceria com escolas, para que essas crianças tenham a compreensão de que dizer não às drogas é uma decisão que elas podem tomar”, destaca.

A Prefeitura de Belém mantém o programa “Belém pela Vida”, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre as Drogas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, sociedade civil e instituições religiosas. “Mas é muito difícil conseguir fazer uma internação voluntária, que o usuário procure sozinho por ajuda”, avaliou Zezinho Lima, coordenador do programa. “Hoje temos 60 vagas para internação de usuários de drogas, mas apenas 27 vagas estão ocupadas”, lamenta.

Para o vigilante Elias Carneiro da Silva, essas iniciativas devem ser multiplicadas. Ele conta que começou a usar drogas com oito anos. “Fui viciado por 10 anos, comecei com cigarros, passei para o álcool, maconha, cola, até chegar às drogas mais pesadas”, relembra. “Começar a usar drogas é fácil, mas abandonar o vício é muito difícil. Além da força de vontade, o usuário precisa de ajuda, porque sem apoio ele não consegue se recuperar sozinho”, conclui.

 

Texto: Ascom deputado estadual Divino
Foto: Ozéas Santos / Ascom Alepa

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend