José de Arimateia participa de debate sobre emancipação de Humildes

22_08_13_destaque05_ba_deputado_participa_de_debate_sobre_emancipacao_de_humildes

De acordo com Arimateia, Humildes atende as exigências para emancipação

Feira de Santana (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) e o vereador Eli Ribeiro (PRB) participaram do o Seminário Regional de Emancipação na Bahia. O objetivo do seminário foi discutir a autonomia do distrito feirense. Estavam presentes no evento o vice-prefeito, Luciano Ribeiro e diversos outros deputados estaduais, federais e lideranças comunitárias.

O presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e deputado estadual João Bonfim esclareceu para os presentes o procedimento de emancipação. “Após aprovada a Lei, será necessário enviar um requerimento dirigido para Assembleia Legislativa com pelo menos 20% das assinaturas dos eleitores do distrito, solicitando a emancipação”, explicou.

A lei citada pelo deputado é a Lei Federal Complementar 416/2008, que regulariza a emancipação dos distritos e será apreciada pelo Senado nos próximos dias. “A mobilização é muito importante para que os senadores aprovem rapidamente e possamos iniciar o processo do plebiscito, também previsto na proposta de Lei”, afirmou João Bonfim.

De acordo com ele, Humildes atende as exigências para emancipação. “Para conquistar a autonomia é preciso que o distrito possua no mínimo 8.496 habitantes e um número de edificações superior a uma média de 800. Sem dúvida, Humildes possui índices superiores, além de viabilidade econômica, financeira, política, ambiental e urbana”. Segundo dados do IBGE, Humildes possui quase 15 mil habitantes.

O deputado José de Arimateia destacou a importância da união dos políticos locais na busca de apoios no Senado para aprovação da Lei. “Humildes tem toda capacidade de ser município, e não podemos permitir o entrave na questão burocrática. É o momento para as forças políticas se reunirem e solicitarem aos seus colegas de partido no Senado não só da Bahia, mas de outros estados, serem sensíveis ao desejo dessa e outras comunidades que querem e precisam crescer de forma independente”, sugeriu.

O parlamentar lembrou ainda de municípios que foram emancipados e hoje possuem total independência como Capim Grosso, Amélia Rodrigues, Conceição de Jacuípe e Anguera.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!