Cursos de capacitação para catadores de materiais reciclados

Cursos de capacitação em gestão e operação de processos de beneficiamento dos materiais coletados por catadores foram solicitados ao MEC

Publicado em 12/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 09:15

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) reuniu-se, nesta terça-feira (11), com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, para solicitar a realização de cursos de capacitação em gestão e na operação de processos de beneficiamento dos materiais coletados pelos catadores de recicláveis no Brasil.

“Hoje, o catador só separa, prensa e vende o que ele recolhe ou recebe das ruas. Com a aplicação da tecnologia adequada, é possível transformar esses resíduos em novos produtos e aumentar a renda. Além disso, o objetivo é fazer com esses trabalhadores participem do processo de administração da sua produção”, explicou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

Carlos também pediu ao MEC que inclua nas bases curriculares do ensino fundamental uma disciplina ou a realização frequente de atividades, que orientem as crianças sobre como separar o lixo, descartá-lo corretamente e quais serão as consequências caso esse procedimento não se torne um hábito entre a população brasileira.

“Tenho a convicção de que para instituir a cultura da reciclagem no Brasil é fundamental começar pela conscientização ainda na infância”, argumentou o deputado.

Texto e foto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend