Conferência reúne mulheres parlamentares dos países de língua portuguesa na Câmara

Presidente da Rede de Mulheres da AP-CPLP, Rosangela Gomes destaca que os objetivos são velar pelas questões de igualdade e equidade de gênero

Brasília (DF) – Criar um amplo debate e intercâmbio de ideias, além de delinear propostas para o fortalecimento e a dinamização da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Esse é o objetivo da I Conferência da Rede de Mulheres da AP-CPLP, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2017, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Parlamentares de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste participarão do encontro.

Presidente da Rede de Mulheres da AP-CPLP, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) destaca a importância do encontro com as representantes políticas. Segundo ela, o encontro é um esforço conjunto em prol das mulheres que atuam fortemente em prol da causa feminina. “Com essa conferência pretendemos criar um espaço de amplo debate e intercâmbio de ideias, que tão bem caracterizam a atividade parlamentar, além de delinear algumas propostas para o fortalecimento e dinamização da Rede de Mulheres”, disse Rosangela.

Entre os objetivos da Rede, estão velar pelas questões de igualdade e equidade de gênero. “É nossa intenção discutir as formas de alçar a mulher no ambiente econômico, de qualificá-la para o empreendedorismo e de protegê-la das arbitrariedades que ainda a afligem no mercado de trabalho”, explica a parlamentar.

Saiba mais

Criada em 2009, AP-CPLP é uma organização reconhecida pela comunidade internacional preza pelo diálogo e a colaboração entre os respectivos países. Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As competências da Rede de Mulheres da AP-CPLP são defesa e promoção da igualdade e equidade do gênero na vida social política e econômica no universo da CPLP; estímulo à formação e capacitação das mulheres; apoio à candidatura das mulheres para o exercício da liderança; incentivo à implementação de políticas públicas e de legislação destinadas a combater a feminização da pobreza, as infecções sexualmente transmissíveis e a educação dos jovens; desencorajamento de práticas susceptíveis de causar danos físicos; e a melhoria da participação das mulheres parlamentares na prevenção e resolução de conflitos.

Texto: Alessandra Galvão / Ascom – deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.