Comissão vai apurar abandono da Segurança Pública nos últimos quatro anos no Amapá

Deputado Ericlaudio Alencar presidiu a primeira sessão ordinária Comissão de Segurança Pública da Alap

Publicado em 24/6/2015 - 00:00

Comissão vai apurar abandono da Segurança Pública nos últimos quatro anos no Amapá
Ericlaudio Alencar presidiu a primeira sessão ordinária Comissão de Segurança Pública da Alap.

 

Macapá (AP) – O líder do governo na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Ericlaudio Alencar (PRB-AP) presidiu, na última segunda-feira (22), a primeira sessão ordinária da Comissão de Segurança Pública da Alap, que foi instalada no dia 17 de junho naquela Casa de Leis.

O item principal na pauta da sessão foi a montagem de um calendário para inspeção das delegacias e Centros Integrados em Operações de Segurança Pública (Ciosp’s) que, de acordo com o deputado republicano, foram desmontados nos últimos quatro anos. Tendo como vice-presidente na Comissão o deputado Jory Oeiras (PRB-AP), e como membros os deputados Max da AABB (PSB) e Marília Góes (PDT), o parlamentar afirmou que vai apurar com rigor o abandono desses espaços de atendimento coletivo.

“Não é de hoje que se vê essa situação crítica da segurança pública. Dos três Ciosp’s existentes, apenas um continua em atividade, mas de forma precária. Esses locais foram desmontados e isso precisa ser revisto com urgência. A segurança pública não é feita apenas com a polícia, mas sim com toda a infraestrutura e a participação dos Poderes e sociedade civil organizada”, disse o deputado Ericlaudio.

Ele declarou ter acatado a sugestão de seus pares no sentido de emitir relatório à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para requerer de forma emergencial a reestruturação básica que possibilite a reativação das delegacias. “A população tem sofrido, os agentes que atuam na parte administrativa tem sofrido, enfim, é uma situação que precisa ser resolvida emergencialmente. Reativando as delegacias de bairro e os Ciosp’s, vamos garantir ao cidadão o direito constitucional à segurança pública. Essa é apenas uma das metas desta Comissão”, afirmou o deputado do PRB.

Como o recesso parlamentar está à porta, a Comissão deverá reunir no início do segundo semestre. “No retorno dos trabalhos vamos promover um grande debate com representantes dos sindicatos dos rodoviários, taxistas e mototaxistas. Essas classes tem sentido na pele a força da violência e não podemos ficar omissos quanto a isso. Vamos promover esse debate no sentido de encontrar mecanismos que derrubem os índices alarmantes de violência contra esses profissionais”, concluiu.

Texto e foto: Ascom / deputado estadual Ericlaudio Alencar

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend