Comissão presidida por Carlos Alberto promove ação social para 70 órfãos no Lírio do Vale

“É uma enorme satisfação está perto e acompanhar o trabalho incansável da dona Val e seus muitos filhos”, brincou o republicano, referindo-se a Valdiza Ribeiro, responsável pelo orfanato

Publicado em 17/10/2016 - 00:00

Comissão presidida por Carlos Alberto promove ação social para 70 órfãos no Lírio do Vale
Carlos Alberto é presidente da Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas

Manaus (AM) – O sonho de uma mulher em ser mãe de 10 filhos e, a consequente façanha de abrigar quase 70 crianças chamou a atenção da Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas, que no sábado (15), realizou uma ação social junto aos internos.

A responsável pelo local, Valdiza Ribeiro, que também dá nome ao orfanato, abriu as portas do abrigo para receber uma manhã de atividades lúdicas promovida pela comissão da Aleam. “Nessa data, o Dia das Crianças, recebemos diversas manifestações de carinho aos meus filhos. Esse fato traz alegria e faz tão bem a esses pequeninos”, frisou a dona Val, como é mais conhecida.

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), que preside a comissão organizadora da ação social, aproveitou a ocasião para “brincar” com as crianças que receberam o parlamentar com sorrisos e abraços. “É uma enorme satisfação está perto e acompanhar o trabalho incansável da dona Val e seus muitos filhos”, declarou o parlamentar, que na semana passada reconheceu o mérito altruísta e voluntário de Valdiza Ribeiro à frente do abrigo por meio de uma Sessão Especial no legislativo estadual.

Dona Val lembra que sempre nutriu o desejo de ser mãe de 10 filhos, mas apenas dois conseguiu ter. Inclusive no dia do nascimento de seu primeiro filho biológico uma jovem também deu à luz no corredor da maternidade a uma menina. “O mais fascinante é que a moça mandou entregar para mim aquele bebê sem ao menos saber que era um desejo meu cuidar e criar o maior número possível de filhos”, resume Val.

A partir desse fato, mais e mais crianças foram chegando à casa da “mãezona” que viu, durante esses 37 anos que coordena o orfanato, o espaço onde morava ficar pequeno para abrigar os menores. “Tudo começou no bairro de Santo Antônio, passamos pelo Coroado, Betânia e Lírio do Vale onde fomos favorecidos com um local mais amplo”, recorda.

Recompensas

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo orfanato, a dona Val fala com orgulho dos filhos criados com tanto sacrifício e que estão concretizando o ideal da formação superior. “Até 2018 pelo menos oito filhos concluirão a faculdade de direito”, diz ela com lágrimas nos olhos. “É uma das minhas recompensas e também a certeza de que tudo valeu a pena”.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend