Comissão de Segurança vai investigar benefícios da Lei Rouanet

O relatório prévio foi apresentado pelo deputado federal João Campos (PRB-GO), que propôs um plano de execução da fiscalização

Publicado em 20/11/2016 - 00:00

Comissão de Segurança vai investigar benefícios da Lei Rouanet
“Não há dúvida que a Proposta de Fiscalização e Controle se mostra conveniente e oportuna”, disse o relator João Campos

Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai realizar uma fiscalização para apurar denúncias de irregularidades em projetos culturais financiados pela Lei Rouanet (Lei 8.313/91) nos últimos 14 anos. O trabalho será feito com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).

A medida está prevista na Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 82/16, do deputado Fernando Francischini, que teve relatório prévio aprovado na última quarta-feira (16) na comissão. A Constituição permite que as comissões permanentes da Câmara e do Senado realizem a fiscalização de atos de outros poderes.

Ações

O relatório prévio foi apresentado pelo deputado federal João Campos (PRB-GO), que propôs um plano de execução da fiscalização. O plano envolve as seguintes ações:

  • solicitar ao TCU a realização de auditoria dos atos praticados pelo Ministério da Cultura na aprovação e acompanhamento de projetos que receberam benefícios da Lei Rouanet nos últimos 14 anos, e o encaminhamento dos resultados à comissão;
  • solicitar ao TCU os resultados de auditorias e atos de fiscalização já realizados sobre os benefícios da Lei Rouanet; e
  • realizar audiências públicas ou reuniões de trabalho com o Ministério da Cultura, após o recebimento das informações do TCU, para o esclarecimento do que for apurado.

 

 

Nesta sexta-feira (18), a comissão enviou o pedido de informações ao tribunal. Após estas fases, João Campos deverá apresentar um relatório final contendo uma avaliação política, administrativa e econômica dos atos fiscalizados, bem como indicação de eventuais providências a serem adotadas.

O relatório final será submetido à discussão e votação na Comissão de Segurança Pública.

Operação policial

Em defesa da investigação, o republicano lembrou que em junho a Polícia Federal deflagrou a Operação Boca Livre, que investiga desvio de recursos federais em projetos culturais com uso de isenção fiscal pela Lei Rouanet. A operação foi feita em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Segundo a investigação da PF, as fraudes ocorriam de diversas maneiras, como a inexecução de projetos, o superfaturamento e a apresentação de notas fiscais relativas a serviços e produtos fictícios, entre outras.

Para João Campos, as evidências apontam para a existência de indícios de lavagem de dinheiro e de organização criminosa relacionadas à aprovação de projetos culturais. “Não há dúvida que a Proposta de Fiscalização e Controle se mostra conveniente e oportuna”, disse o relator.

CPI

Desde setembro funciona na Câmara dos Deputados uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que também apura denúncias de irregularidades na execução da Lei Rouanet. A CPI é presidida pelo deputado Alberto Fraga e tem como relator o deputado Domingos Sávio. Já foram realizadas três audiências públicas e aprovados diversos requerimentos solicitando informações ao governo, ao TCU e ao MPF, entre outros órgãos.

Texto: Agência Câmara Notícias
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend