Comissão de Assuntos Internacionais celebra Dia Nacional da Imigração Judaica

Ossesio Silva elogiou a cultura e as tradições da comunidade judaica, que imprimiu suas marcas nos negócios, na cultura e na arquitetura do Recife e do Brasil

Publicado em 1/4/2017 - 00:00

ossesio-silva-prb-dia-nacional-da-imigracao-judaica-foto-alepe-31-03-17-01
Ossesio Silva elogiou a cultura e as tradições da comunidade judaica, que imprimiu suas marcas nos negócios, na cultura e na arquitetura do Recife e do Brasil

Recife (PE) – A Comissão de Assuntos Internacionais promoveu, na quinta-feira (30), um Grande Expediente Especial em comemoração ao Dia Nacional da Imigração Judaica. A data, celebrada anualmente no dia 18 de março, marca a reinauguração da mais antiga sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, no Recife, em 2002. A homenagem aos judeus, que chegaram ao Estado ainda no século XVII, foi solicitada pelo deputado estadual Ossesio Silva (PRB), presidente do colegiado.

ossesio-silva-prb-dia-nacional-da-imigracao-judaica-foto-alepe-31-03-17-02Ossesio elogiou a cultura e as tradições da comunidade judaica, que imprimiu suas marcas nos negócios, na cultura e na arquitetura do Recife e do Brasil. “A instituição do dia nacional da imigração judaica é uma homenagem mais que justa a este povo obstinado e trabalhador, que tanto vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso País”, frisou o deputado, que entregou uma placa comemorativa ao vice-presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Israel Naslavsky.

O coordenador de comunicação da Federação, Jader Tachlitsky, explicou a importância da educação na tradição judaica, que valoriza a democratização da interpretação dos escritos sagrados. Tachlitsky ressaltou, ainda, o significado simbólico do evento promovido pela Casa Joaquim Nabuco. “É significativo que a homenagem aconteça na Assembleia, a casa que representa a liberdade e os direitos da população pernambucana. Nosso povo sabe, mais do que ninguém, o quão duro é estar diante de regimes autoritários”, disse.

A  homenagem foi encerrada com a apresentação de músicas tradicionais da comunidade e com discurso do rabino americano Joseph Edelheit. “Sinto-me honrado de participar desse momento tão importante para a comunidade judaica do Recife”, concluiu.

Fonte e fotos: Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend