Comissão aprova delegacias da mulher em municípios com mais de 60 mil habitantes

Vinicius Carvalho é relator do projeto na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Para ele, a proposta possibilitará um atendimento mais humano e eficaz

Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou relatório do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) ao Projeto de Lei nº 5475/16, que obriga os Estados a criar de delegacias especializadas em crimes contra a mulher nos municípios com mais de 60 mil habitantes.

Ao apresentar o parecer favorável, o parlamentar do PRB salientou que a proposta possibilitará o atendimento mais humano e eficaz. “Mais do que necessária, esta é uma medida urgente. A partir da criação desses órgãos policiais, esperamos que haja maior responsabilidade no trato dos casos de abuso e de violência , assim como maior sensibilidade ao lidar com a mulher já fragilizada pelo crime enfrentado”, avaliou.

Para a autora do projeto, deputada Gorete Pereira, a aprovação da medida proposta traria maior sensação de apoio às vítimas, com o consequente aumento nos registros de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. “Esses fatores contribuiriam para uma apuração mais célere e efetiva dos crimes, com reflexos positivos para toda a sociedade brasileira”, afirmou.

Dados 

O 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apresentou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher. Segundo o relatório, em 2016, houve a ocorrência de diversos casos de estupro coletivo de mulheres; em 2015, o registro pela central de atendimentos para mulheres voltada para recebimento de denúncias, teve um aumento de 129% no número total de relatos de violências sexuais (estupro, assédio e exploração sexual); casos relatados de estupros, em todo País, anualmente, se aproximam de 50 mil, incentivados por aspectos como a “culpabilização das vítimas de estupro, respostas negativas das autoridades e as descrenças aos relatos de abuso”, entre outros dados.

Texto: Danielle Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado federal,  Carlos Gomes (PRB-RS)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5285

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.