Cleber Verde participa do III Fórum Parlamentar da Pesca e Aquicultura

Ao se despedir da presidência rotativa do fórum, o republicano defendeu o fortalecimento das relações internacionais e comerciais entre o Brasil e a América Latina

Publicado em 31/3/2017 - 00:00

cleber-verde-prb-participa-do-iii-forum-parlamentar-da-pesca-e-aquicultura-foto-cedida-31-03-17
Ao se despedir da presidência rotativa do fórum, o republicano Cleber Verde defendeu o fortalecimento das relações internacionais e comerciais entre o Brasil e a América Latina

Brasília (DF) – O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde (MA), participa do III Fórum de Parlamentares da Pesca e Aquicultura da América Latina e do Caribe, que acontece em Santo Domingo, na República Dominicana, nos dias 30 e 31 deste mês. Ao se despedir da presidência rotativa do fórum, o republicano defendeu o fortalecimento das relações internacionais e comerciais entre o Brasil e a América Latina. Os republicanos Antonio Bulhões (SP), César Halum (TO) e Roberto Sales (RJ) e o deputado José Airton Cirilo, do PT do Ceará, também estiveram no evento.

“Este fórum Parlamentar vem ratificando a ideia de que a proteção e o desenvolvimento da pesca são uma ação política eficiente para aumentar o valor proteico da alimentação das populações. Neste momento de despedia da função de dirigente deste fórum, reafirmo a sua importância política, relacionando o que aqui discutimos com a política implantada no Brasil que criou incentivos à produção do pescado e estimulou o aumento da oferta do pescado ao incentivar que o peixe fosse adotado pelas escolas públicas no cardápio semanal das refeições que alunos recebem”, afirmou Cleber Verde, que também é presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura do Congresso Nacional, no Brasil.

Segundo ele, a atividade pesqueira surge como opção estratégica eficiente. “Os peixes contêm nutrientes fundamentais para o crescimento das crianças e para o desenvolvimento da higidez cerebral dos estudantes. O Brasil está em processo de expansão da produção de peixes e instalou em diversos locais, de norte a sul do País, frigoríficos para preparação e armazenamento dos pescados. Essa política de segurança alimentar das populações do interior e daquelas das pequenas cidades litorâneas já conseguiu alcançar um resultado positivo”, informou verde.

Em seu pronunciamento no III Fórum, Verde destacou o potencial para produção pesqueira marítima. “Graças ao nosso extenso litoral e a nossa posição geográfica, nós recebemos o fenômeno natural da ressurgência das águas profundas, o que faz que boa parte do nosso mar territorial seja repleto de nutrientes para os peixes. Além de evitar a agonia dos conflitos, ela permite a troca sincera de conhecimentos de boas políticas, cujas técnicas já aplicadas podem bem servir também aos nossos países”, exemplificou.

O republicano encerrou sua gestão à frente da Assembleia, agradecendo a todos os representantes dos países e desejando sucesso ao novo presidente. “Entrego a Presidência deste Fórum Parlamentar da Pesca e Aquicultura ao digníssimo Deputado David Herrera, da República Dominicana. Que ele tenha uma gestão de progresso como foi a minha”, acrescentou.

Fórum

O evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) visa reforçar ações e políticas para aumentar a contribuição da pesca e da aquicultura para a segurança alimentar. A primeira reunião deste mecanismo foi realizada na Cidade do México em maio de 2014. A segunda ocorreu em Brasília, em dezembro de 2015, onde foi definido uma estrutura básica do mecanismo para funcionamento e linhas de trabalho.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend