Cleber Verde reinstala Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas

Cleber Verde reinstala Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas

O colegiado pretende diminuir as disparidades de investimentos existentes entre as instituições.

 

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados reinstalou, nesta terça-feira (2), a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil. Sob a presidência do deputado Cleber Verde (PRB-MA), o colegiado pretende diminuir as disparidades de investimentos existentes entre as instituições que são financiadas por recursos municipais e estaduais das que recebem verbas federais. O evento contou com a participação da presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Adélia Pinheiro.

O deputado republicano destacou a relevância dessas instituições para a qualificação profissional do país. “Não podemos esquecer que essas universidades são responsáveis por 40% dos estudantes de pós-graduação do Brasil. Por isso, pretendemos trabalhar de forma objetiva e clara para incluir as universidades públicas estaduais e municipais nos programas do governo que destinam recursos para infraestrutura, qualificação de profissionais, intercâmbios estudantis, entre outros”, argumentou Cleber Verde.

O grupo de parlamentares da frente também pretende levantar discussões acerca do Pacto Federativo, sobretudo no que diz respeito à arrecadação tributária. A destinação das emendas parlamentares também é outro ponto que o colegiado pretende discutir. Uma vez que os recursos podem ser destinados apenas para fins de investimentos e não para custeio de instituições de ensino. “Os recursos dos governos e municípios é insuficiente para manutenção de todas as demandas de educação. É preciso repensar esses cálculos”, defendeu o deputado do PRB.

A presidente da ABRUEM, Adélia Pinheiro, reforçou a necessidade de incluir as instituições de ensino em todos os incentivos disponibilizados pelo governo. Adélia cita o exemplo do Idiomas sem Fronteiras (IsF), programa federal que financia cursos de línguas para estudantes que desejam fazer parte do Ciências Sem Fronteiras. “Sem o domínio de uma segunda língua, nossos estudantes não têm condições de concorrer a vagas em intercâmbios no exterior. Por esse e por outros motivos, esperamos a inclusão de forma igualitária das universidades estaduais e municipais, em todas as politicas públicas voltadas para educação superior e a produção do conhecimento do Brasil”, sugeriu a presidente da ABRUEM, que também defende a criação de um programa nacional de assistência aos estudantes em situação social desfavorável.

Saiba mais

Fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e a Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, o Ciência Sem Fronteiras é responsável pelo intercâmbio de mais de cem mil estudantes de graduação, pós-graduação e doutorado, desde sua criação, em 2011.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB 
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!